O novo livro de Maria Manuel Valagão vai ser apresentado no dia 12 de Dezembro no Museu do Trajo em São Brás de Alportel. Com a colaboração do chef Bertílio Gomes e do fotógrafo Vasco Célio, “Algarve Mediterrânico – Tradição, Produtos e Cozinhas” a obra é uma viagem pela cultura e tradição alimentar da região mais a sul do país.
Natural de São Brás de Alportel, Maria Manuel Valagão é investigadora, com um prestigiado percurso na área da alimentação. Recentemente, foi galardoada com o prémio de “Litérature Gastronomique”, atribuído pela Académie International de Gastronomie em 2010, pelo seu livro “Natureza, Gastronomia e Lazer”. A forte ligação que tem ao Algarve reflecte-se nas suas obras, onde descreve as tradições e hábitos alimentares dos algarvios com referências essenciais e por vezes desconhecidas, dos alimentos que tornam a cozinha da região rica e singular.
“Algarve Mediterrânico – Tradição, Produtos e Cozinhas” foi maioritariamente produzido em São Brás de Alportel mas engloba costumes, histórias, pessoas e paisagens de toda a região algarvia nas mais de 300 páginas com que delicia o leitor.
Maria Manuel Valagão abraçou este projecto com Vasco Célio, a quem se deve a beleza fotográfica que acompanha a preciosa sabedoria da reconhecida investigadora, e o chefe de cozinha algarvio Bertílio Gomes, que se inspirou em receitas típicas da região para apresentar sugestivas propostas de cozinha contemporânea.
Foram mais de três anos de trabalho que permitiram aos três autores apresentar uma obra tão completa e enriquecedora sobre a cultura alimentar do Algarve, com referência à relação da população com os produtos alimentares, dos processos de conservação e técnicas de preparação, num estudo sobre as relações entre história, paisagem e gastronomia, de uma enorme importância para as gerações futuras.
A apresentação do livro “Algarve Mediterrânico – Tradição, Produtos e Cozinhas” terá lugar no dia 12, sábado, no Museu do Trajo, pelas 15h.30 horas. A sessão contará com os professores João Pedro Bernardes e Nídia Bráz, da Universidade do Algarve, os autores do livro e muitas pessoas que deram o seu testemunho para a concretização deste projecto.