Desde a sua implementação a 1 de julho de 2017, o Livro de Reclamações Eletrónico (LRE) tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta essencial para os consumidores em Portugal. Celebrando agora o seu sétimo ano de atividade, o LRE atingiu um marco significativo, acumulando um total de 1.091.866 reclamações.
Os dados mais recentes revelam que os setores mais visados pelas reclamações dos consumidores são os serviços de comunicações eletrónicas, com 313.576 queixas, seguidos pela rede e serviços postais (157.471), eletricidade (70.122), serviços financeiros (46.350) e equipamentos elétricos e eletrónicos (45.106).
No total, o LRE conta com 35 entidades reguladoras e fiscalizadoras registadas, sendo a ANACOM a entidade que lidera no tratamento de registos eletrónicos com 476.413 reclamações processadas. Em seguida, destacam-se a ASAE com 242.981, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos com 119.058, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes com 55.506, e o Banco de Portugal com 50.738.
Além das reclamações, o Livro de Reclamações Eletrónico também recebeu 33.888 pedidos de informação, 6.592 elogios e 3.245 sugestões dirigidas às empresas e profissionais registados. Atualmente, mais de 400 mil empresas e profissionais de todas as áreas de atividade económica estão registados na plataforma.
A Direção-Geral do Consumidor é a entidade responsável pela gestão do LRE, assegurando a integração das diversas entidades reguladoras e fiscalizadoras na plataforma. A parceria tecnológica é da responsabilidade da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Para quem deseja acompanhar estes dados em detalhe, toda a informação estatística é pública e está disponível para consulta no site oficial do LRE.
Caso deseje apresentar um registo, pode fazê-lo aqui.
O impacto do LRE nestes sete anos demonstra a importância de uma plataforma digital que permita aos consumidores exercerem os seus direitos de forma eficaz e transparente, facilitando a comunicação com as entidades competentes e promovendo uma melhoria contínua nos serviços prestados.
Leia também: Esta cidade do Algarve é a mais procurada de Portugal para as férias em julho