Quando a sua roupa sai da máquina de lavar com um cheiro estranho, pode ser um sinal de que algo precisa de ser limpo com mais regularidade. Muitas vezes, essa parte esquecida é o anel de borracha que sela a porta do eletrodoméstico. Mas como deve proceder para garantir uma limpeza eficaz?
Segundo Amanda Herman da Affresh Appliance, citada na revista Better Homes & Gardens, é recomendável “limpar a máquina de lavar de carga frontal uma vez por mês ou a cada trinta ciclos, dependendo do que ocorrer primeiro”.
Para realizar esta limpeza, Mary Gagliardi, uma cientista e especialista em limpeza da Clorox, citada pelo Notícias ao Minuto, sugere uma mistura simples: um terço de uma chávena de lixívia diluída em três litros de água.
Com luvas, aplique esta solução com uma esponja nas áreas afetadas da máquina de lavar, incluindo a borracha de vedação e a porta. Reaplique a solução conforme necessário para manter as superfícies molhadas por cerca de dez minutos. Coloque uma toalha debaixo da porta aberta para absorver a água enquanto trabalha. Após os dez minutos, enxágue as superfícies com água limpa.
Gagliardi também recomenda a realização de um ciclo de limpeza com lixívia para garantir que toda a lixívia seja removida do interior da máquina de lavar. Após este processo, deixe a porta aberta e as superfícies secarem ao ar.
Manter o anel de borracha da sua máquina de lavar limpo e sem odores desagradáveis não só prolongará a vida útil do eletrodoméstico, mas também garantirá que as suas roupas saiam da lavagem frescas e limpas. Incorporar esta simples rotina de limpeza pode fazer uma grande diferença na performance geral da sua máquina de lavar roupa.
Leia também: Há uma versão das moedas de 1 cêntimo que pode valer 6.000 euros. Veja se a tem na carteira