As burlas feitas à distância por telemóvel são cada vez mais uma realidade. Nos últimos anos os burlões têm inventado diversos esquemas para conseguir com que as pessoas percam o seu dinheiro e tudo começa com uma chamada que é desligada rapidamente. Saiba agora mais neste artigo com a colaboração da Marketeer e evite ser burlado.
Segundo a mesma fonte, há vários golpes relacionados com telemóveis: desde simples spam até esquemas mais sofisticados como a fraude “olá pai, olá mãe”. Por vezes, pode receber apenas uma chamada perdida de um número desconhecido e sem ser sua intenão
Pode parecer improvável que uma chamada perdida, onde não há interação, represente um perigo para a sua carteira. No entanto, este tipo de chamada esconde um dos truques mais eficazes, devido à sua simplicidade e pode fazer com que esteja a ser burlado sem se aperceber.
Quando a maioria das pessoas recebe uma notificação no telemóvel, geralmente desbloqueia o dispositivo para verificar o remetente e depois tende a ligar de volta para saber quem está a tentar contactar.
E o que é exatamente o golpe? Os cibercriminosos ligam para o seu número, mas desligam após dois ou três toques para evitar que atenda. O objetivo é induzi-lo a retornar a chamada, especialmente para números internacionais, o que pode resultar em custos adicionais para si.
Os burlões lucram com uma parte das taxas cobradas pelas chamadas de retorno e podem ganhar ainda mais se conseguirem manter a vítima ao telefone por algum tempo.
A Marketeer refere que a Guarda Civil de Espanha alerta sobre este problema e identificou uma série de prefixos de números de telefone que devem ser evitados para não cair neste golpe: 355 (Albânia), 225 (Costa do Marfim), 233 (Gana) e 234 (Nigéria).
Estes são alguns dos números mais usados, mas os cibercriminosos estão constantemente a atualizar e a adaptar os seus métodos para que possam sempre existir novas potenciais vítimas.
Leia também: Conheça o SPA do Algarve onde pode passar o dia por 20€