A campanha que já circula em outdoors em vários pontos das cidades de Lisboa e Porto, vem reforçar um dos compromissos da marca Too Good To Go em Portugal – fomentar no consumidor o respeito pelos alimentos e um consumo mais consciente e responsável – “Leva as refeições a sério” é o apelo da Too Good To Go.
A narrativa gira em torno do papel incontornável que a comida, e principalmente as refeições, têm na nossa vida, e que vai muito além do nutricional. Não é possível distanciá-las das nossas emoções e memórias. O que é que um bom português fala ao almoço? Do jantar.
“Come tudo até ao fim!” ou “Não brinques com a comida” são expressões que certamente já todos ouvimos. Apelos e conselhos de alguém que a dada altura da nossa vida, nos pedia respeito, pelo que nos era servido no prato.
Somos um povo que se senta à mesa para celebrar, discutir ideias, entradas ou sobremesas, pratos que serão servidos naquele momento ou que já fizeram parte da ementa de momentos especiais, ou memoráveis. O que torna quase irónica a quantidade de alimentos que é desperdiçada em Portugal.
Em Portugal segundo o PERDA – Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar estima-se que “por ano, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias desperdiçam 324 mil toneladas”.
A campanha, com o claim “Leva a Comida a Sério” desenvolvida pela dupla criativa M&F, conta com fotografia do fotógrafo Arlindo Camacho e realização de Gonçalo Sburgens.
Um conceito simples e cativante que se desdobra em 3 retratos e 3 filmes de 30” para social media. Filmes que nos contam o que está por detrás de cada momento descontraído e informal que deu origem a cada um dos retratos da campanha. A ideia foca-se no respeito pelos alimentos e no bem-estar e conforto que estes nos possibilitam.
A marca relembra aos portugueses que “através da aplicação Too Good To Go, estes podem dar uma segunda oportunidade a refeições e alimentos, enquanto ajudam a salvar o planeta. Porque a comida e o desperdício alimentar, são verdadeiramente, temas demasiado sérios para ignorar”. E com apenas três simples passos, qualquer consumidor comum pode ajudar a acabar com o desperdício alimentar – “Download, comprar, e ir buscar”.