Incentivar a prática desportiva ao ar livre, contrariar o sedentarismo estimulando o convívio, e aumentar os benefícios para a saúde são os grandes objectivos da criação de Parques Bio Saudáveis no município de Lagos. Esse desígnio tem sido cumprido nos últimos anos e, para além das variadas actividades e projectos que existem na área, a autarquia afirma que “tem feito um esforço no sentido de garantir a cobertura do concelho com parques e equipamentos que permitam a prática informal de exercício físico ao ar livre para a população adulta”.
Foram recentemente instalados mais quatro parques no concelho
Os equipamentos instalados nos 12 parques desta natureza já existentes no concelho visam facultar um conjunto de actividades que possam fortalecer, relaxar, alongar, estimular a agilidade e promover a flexibilidade dos grupos musculares do corpo humano.
Foram recentemente instalados quatro parques no concelho:
- Um Parque Bio saudável em Odiáxere (Largo dos Passarinhos), com um valor de 5 mil 173 euros e 70 cêntimos, no âmbito do Orçamento Participativo Lagos;
- Parques em Almádena, Espiche e Barão de S. João, no valor global de 15 mil 461 euros e 10 euros, por iniciativa da Câmara de Lagos.
A estes, acresce a instalação já concretizada, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, de mais oito parques Bio Saudáveis:
- Parque Bio Saudável do Parque da Cidade/Anel Verde
- Parque Bio Saudável no Parque Urbano/Zona Verde de Bensafrim
- Parque Bio Saudável da Ameijeira
- Equipamento Bio Saudável e Parque de Jogos António Júlio Correia (junto ao Bairro dos Pescadores)
- Parque Bio Saudável da Luz (Rua da Várzea – rua de acesso à praia)
- Parques Bio Saudáveis nas Portelas, no Chinicato e no Sargaçal
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)