Investigadores e especialistas reúnem-se na segunda e terça-feira na cidade algarvia de Lagos para discutir e promover o turismo científico no Algarve, nas áreas da Geologia, Paleontologia, Arqueologia e Biodiversidade Marinha, foi hoje divulgado.
Apontado pela organização como o primeiro encontro sobre turismo científico na região algarvia, a iniciativa decorre no âmbito do desenvolvimento do projeto SciTour – Turismo Científico, que pretende promover o turismo sustentável através da valorização do património natural e cultural.
Liderado pelo Centro de Ciência Viva de Lagos o projeto, que tem a parceria da Universidade do Algarve, visa avaliar o potencial para o turismo científico na região algarvia, indicou a organização em comunicado.
Durante os dois dias do seminário, que decorre no auditório dos Paços do Concelho séc. XXI, em Lagos, vão ser apresentados os resultados do projeto ao mesmo tempo que especialistas, investigadores e empresários locais vão analisar e discutir aquela área do turismo.
De acordo com a organização, o objetivo é partilhar opiniões sobre a importância da diversificação da oferta turística, bem como compreender em que medida esta tipologia turística pode assumir-se como uma mais-valia para a região, numa perspetiva de valorização socioeconómica, conservação patrimonial e sustentabilidade ambiental.
Seminário arranca na segunda-feira com um encontro participativo
O seminário arranca na segunda-feira com um encontro participativo para discutir o potencial do Algarve como destino para este setor do turismo, identificar oportunidades de negócio e analisar vantagens, desvantagens e impactos dos instrumentos e produtos.
O segundo dia dos trabalhos, na terça-feira, é dedicado à partilha de exemplos, experiências e resultados de vários projetos de turismo científico em Portugal e na Europa.
Para além da equipa do projeto SciTour, o dia contará com a presença de vários especialistas europeus na área do conceito que combina ciência e turismo.
Segundo a organização, o projeto SciTour “é uma iniciativa importante para promoção do turismo sustentável no Algarve e para incentivar o desenvolvimento económico da região”.
O SciTour é financiado pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.