Este no assinala-se pela primeira vez a Semana Mundial do Antibiótico (13 a 19 de Novembro) e o Centro Ciência Viva de Lagos vai celebrar este momento com o ensaio de cadeias de contágio com sete escolas do Ensino Básico do concelho de Lagos, entre 15 e 17 de Novembro.
O objectivo passa por demonstrar a facilidade com que as bactérias ou outros agentes patogénicos têm em se propagar e, para isso, serão abordadas questões como:
- Já pensaste em quantas doenças podem ser transmitidas por microrganismos existentes nas mãos?
- O que acontecerá se apertares a mão a alguém que acabou de espirrar e colocou a mão na boca, mas que ainda não a lavou?
- Será que é possível ser contaminado com fungos, bactérias e vírus através do aperto de mão?
Iniciativa é promovida pela Organização Mundial de Saúde
Durante a Semana Mundial do Antibiótico é uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Saúde que pretende sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para uma correcta utilização dos antibióticos, contribuindo assim para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.
O Centro Ciência Viva de Lagos vai também discutir medidas para combater os contágios e ajudar a controlar a propagação de vírus e bactérias para diminuir a transmissão de doenças, prevenindo o uso de fármacos como antibióticos.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)