Lagos assinala, a 27 de outubro, mais um Dia do Município, celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.
Num ano em que a conjuntura atual obriga a uma adaptação da habitual programação, o município não podia deixar de assinalar tão relevante efeméride, promovendo diversas iniciativas de cariz institucional e protocolar, assim como eventos culturais e atividades, alguns dos quais terão difusão, em tempo real, nas páginas do facebook da autarquia e no youtube da Assembleia Municipal.
As comemorações iniciam-se no dia 26 de outubro, pelas 21:30, com um espetáculo pelos “Monda”, no Centro Cultural de Lagos, prometendo uma homenagem do Cante Alentejano num concerto genuíno, luminoso e emocionante.
No dia 27, a celebração oficial do Dia do Município, vai iniciar-se com o hastear simbólico das bandeiras, ao qual se seguirão os discursos do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e da Câmara de Lagos, Hugo Pereira. Este ano sem a habitual presença das associações e instituições locais de forma a garantir todas as medidas de saúde e segurança, mas permitindo que o público tenha acesso aos discursos, a cerimónia será transmitida em direto na página de youtube da Assembleia Municipal e na página de Facebook do município de Lagos. Seguir-se-á a assinatura dos protocolos de entrega de viaturas às forças de segurança e a outras entidades locais, nomeadamente PSP – Polícia de Segurança Pública, GNR – Guarda Nacional Republicana, AMN – Autoridade Marítima Nacional (Polícia Marítima), agrupamentos de escolas de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas); e ARS Algarve – Autoridade Regional de Saúde do Algarve (Centro de Saúde de Lagos).
Programa contempla uma missa em homenagem de São Gonçalo, padroeiro de Lagos
Pelas 11 horas, está marcada a habitual missa em homenagem ao padroeiro de Lagos, São Gonçalo, na Igreja de Santa Maria. Figura histórica emblemática e padroeiro do concelho, “deixou uma profunda marca em Lagos, visível nos locais por onde passou e na sua História e tradições”. Por esse motivo, ao longo do dia serão partilhadas informações e curiosidades na página de facebook da autarquia sobre tão querida figura para os lacobrigenses, iniciativa essa que terá como título “Ao encontro do tempo e dos lugares de São Gonçalo de Lagos”.
As atividades culturais também estarão bem presentes, com a inauguração de duas exposições no Centro Cultural. Inspirado por Antoni Gaudí e Andy Warhol, Ivan Ulmann mostra uma nova visão da realidade em “Mundos Fragmentados”. Já o trio de artistas Tom Saunders, Silke Weiβbach e Martim Brion apresentam a exposição “Matérias Incertas, projeto multidisciplinar nas áreas da escultura, pintura, instalação, vídeo e fotografia. Ambas as exposições estarão patentes no Centro Cultural entre 27 de outubro e 30 de dezembro.
Também o Zoo de Lagos se associou às comemorações do Dia do Município, dando a conhecer o seu espaço e projetos de educação e conservação.
No dia 27, a entrada para residentes no concelho a partir dos quatro anos tem um desconto de 50%, sendo que crianças até aos três anos têm entrada gratuita.