Quatro exposições estarão patentes em Lagos até final do ano, duas no Centro Cultural, uma na Fototeca Municipal e outra no Estádio.
No Dia do Município, Feriado Municipal em Lagos, assinalado no passado dia 27 de Outubro, foram inauguradas quatro exposições: no Centro Cultural de Lagos: “Gentes de Outros Tempos – 2ª edição”, “Horizontes Quadrilaterais”, na Fototeca Municipal, a exposição colectiva – “Olhares de Lacobrigenses” e uma outra no Estádio Municipal – “Carlos Cabral – 50 Anos de Glórias Desportivas”, organizada pela Lagos em Forma – Gestão Desportiva, E.M. S.A.
“Olhares Lacobrigenses” veio, segundo o técnico responsável pela Fototeca Municipal, Francisco Castelo, “inaugurar a verdadeira vertente e finalidade para a qual a sala do 2º andar da Fototeca foi criada: trazer os fotógrafos, especialmente os mais novos, a dar a conhecer o seu trabalho”, até porque segundo o mesmo, “felizmente há hoje em dia muitos jovens a fotografar, a fotografar muito e de perspectivas bastante interessantes”. No que diz concretamente respeito à exposição, o grande objectivo é “mostrar a fotografia na sua expressão mais artística”. Nela os ‘olhares’ de nove fotógrafos mostram essa variedade de sensibilidades e abordagens na representação que fazem do mundo fotografado”. Pedro Noel, um dos participantes aproveitou a ocasião para transmitir a sua opinião afirmando que “poder-se agora contar com um espaço em Lagos dedicado aos fotógrafos, e que permita a partilha de saberes e experiências nesta área, é muito gratificante”.
Duas exposições no centro cultural
No Centro Cultural as exposições foram apresentadas pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e pela vereadora da Cultura, Maria Fernanda Afonso, que relembrou a tradição de se inaugurar o último ciclo do ano de exposições no Centro Cultural de Lagos no Dia do Município. A vereadora referiu a propósito que “todas as exposições são bem-vindas, mas esta segunda edição da ‘Gente de Outros Tempos’ é especialmente acarinhada porque homenageia a nossa gente, a gente de Lagos, e que este ano em concreto, vem mesmo ao encontro do espírito e filosofia deste Dia do Município – homenagear e valorizar as pessoas”. Nesta exposição é possível lembrar ou conhecer pessoas de Lagos porque de acordo com Francisco Castelo, também responsável por esta mostra, “reconhecendo-se que aquilo que somos hoje também é resultado das ideias e da acção das gerações que nos antecederam, pretendemos, com esta exposição, relembrar algumas dessas pessoas mostrando as suas feições – o rosto daqueles de quem apenas conhecemos os nomes transportados pela tradição oral ou evocados na toponímia da cidade”.
No que diz respeito à exposição “Horizontes Quadrilaterais”, foi apresentada por uma das artistas participantes, Henryka Woerle, que começou por agradecer à autarquia “a oportunidade para dar a conhecer o trabalho deste grupo de quatro artistas, cada uma representando um país, e que traz o seu ponto de vista sobre o que entende por objecto artístico. Aqui, as interpretações quadrilaterais da realidade manifestam-se nas obras das quatro artistas (Anna Bieler / Alemanha), Di Della Pace / Canadá), Henryka Woerle / Polónia) e Susana de Medeiros / Portugal) – nas formas, nas cores, na plasticidade que utilizam e na tentativa de descrever e transcrever visualmente os seus próprios universos.
No Estádio Municipal, a Lagos-em-Forma também organizou uma exposição, “Carlos Cabral – 50 Anos de Glórias Desportivas”, que dá a conhecer o percurso desportivo de um dos mais medalhados atletas de Lagos, Carlos Cabral.
As exposições podem ser visitadas até ao final do ano.