No ano em que Lagoa foi eleita “Cidade do Vinho”, a Câmara Municipal realiza pela segunda vez uma das maiores exposições/venda de vinhos do sul do país, que traz ao Centro de Congressos do Arade, no Parchal, entre os dias 22 e 24 de Abril, cerca de uma centena de produtores de vinho, com destaque para os da região do Algarve.
O Lagoa Wine Show é organizado com a colaboração da Rota dos Vinhos do Algarve, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da “Wine in Moderation – Art de Vivre (WIM) Aisbl”, associação sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo sector vitivinícola europeu, para coordenar a implementação europeia e internacional e o desenvolvimento do Programa Vinho com Moderação, com vista a garantir padrões de consumo de vinho responsável e moderado como norma social e cultural através da difusão dessa mensagem, dentro e fora da Europa.
A organização promete uma autêntica viagem que dará a conhecer as melhores marcas de vinho, disponibilizando aos visitantes experiências ao nível vinícola e gastronómico, completadas com shows cooking com o chefe Augusto Lima.
Os visitantes poderão, num ambiente relaxado e informal, trocar impressões sobre vinhos, com personalidades reconhecidas da área vinícola, acompanhar provas comentadas, orientadas por especialistas e enólogos, participar no Festival da Sangria, assistir à Conferência “Lagoa Cidade do Vinho desde há dois mil anos”, incluída no Ciclo de Conferências “Ad Praeteritum, para o Passado – do Património Histórico-Arqueológico de Lagoa” e participar na entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Fotografia Digital “Um Olhar sobre o Património Histórico e Natural do Concelho de Lagoa”.
Para além disso, há um cartaz musical composto por Rodrigo Leão, António Zambujo, Deolinda e Dj Raquel Loureiro.
A entrada para o Wine Show é gratuita mas o bilhete para os concertos custa 10 euros. Por 5 euros, o visitante receberá um copo que lhe possibilitará degustar os vinhos.