A Câmara de Lagoa pagou em antecipação face ao prazo contratual previsto o empréstimo realizado à autarquia pelo Governo no âmbito do PAEL – programa de Apoio à Economia Local.
A proposta do presidente Francisco Martins foi aprovada e assim a Câmara liquidou 3.044.517,44 euros livrando-se das responsabilidades com juros futuros da dívida e pondo termo às obrigações impostas à autarquia pelo facto de ter aderido a este apoio governamental.
Recorde-se que o PAEL consistia em empréstimos feitos pela Administração Central à Administração Local para regularização do pagamento de dívidas vencidas com mais de 90 dias, com referência a 31 de Março de 2012.
Lagoa liquidou agora todas as suas responsabilidades com este empréstimo do Governo, reduzindo assim a sua dívida, à semelhança do que fez recentemente a Câmara de Tavira.
A autarquia tinha pedido ao Governo um empréstimo total de 4 milhões de euros pelo período de 14 anos que agora liquidou integralmente numa proposta aprovada por unanimidade do executivo municipal.