Lagoa comemora, na próxima segunda-feira, 250 anos da criação do concelho, depois de a 16 de janeiro de 1773, por meio de carta régia, D. José ter redefinido as divisões administrativas da região do Algarve e ter feito nascer o concelho de Lagoa.
O concelho de Lagoa estará em festa, já a partir da próxima segunda-feira, para comemorar a criação de Lagoa enquanto concelho, que durante o século XVIII foi desagregado do de Silves, tendo como presidente da Comissão de Honra das Comemorações o ilustre Lagoense Vasco Joaquim Rocha Vieira, General do Exército Português e último Governador de Macau sob a administração portuguesa.
As comemorações oficiais iniciaram-se esta sexta-feira, com a inauguração do Pátio das Gerações, e durarão até ao dia 16 de janeiro de 2024.
Para a próxima segunda-feira, dia em que se comemora os 250 anos da criação do concelho, estão programadas várias iniciativas, desde o hastear da bandeira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, o lançamento do novo portal do município, uma arruada pelo concelho, bem como a Cerimónia de Abertura das Comemorações dos 250 anos da Criação do Concelho de Lagoa 1773-2023, que terá lugar, pelas 17:30, no Auditório Carlos do Carmo.
O programa comemorativo integra ciclos de conferências e ações de formação, capacitação das equipas técnicas da autarquia e das empresas locais, mas também dos agentes desportivos e educativos, trazendo a Lagoa investigadores, decisores e pensadores. Ciclos de reflexão e partilha de conhecimento e saber, que serão pensados numa articulação entre a memória e a construção do território e os novos desafios que hoje se levantam aos municípios e ao mundo.
A arte pública marcará também este momento celebrativo nas várias freguesias do concelho, assinalando a identidade e a memória dos lugares. Será ainda desenvolvido um conjunto de eventos, onde o trabalho com a comunidade possa continuar a fortalecer a identidade de Lagoa e dos Lagoenses, num diálogo permanente do Município com os agentes sociais e culturais do concelho, de forma a que estes também construam programações comemorativas, conscientes de que todos contribuem para o desenvolvimento do concelho.
O município convida todos “os Lagoenses a participarem nas comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa e pretende que as comemorações sejam uma oportunidade para festejar a identidade, a memória e o ‘Orgulho em ser Lagoa'”.
“Parabéns Lagoa! Não posso deixar de manifestar o orgulho em viver neste fantástico território, que segunda-feira comemora 250 anos de existência. Também não posso deixar de agradecer a todos os homens e mulheres que servem ou já serviram o concelho, que fazem parte da sua história e que contribuíram para a sua afirmação no mundo. Convido todos os Lagoenses a participarem nas comemorações e a sentirem o “Orgulho em Ser Lagoa”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Programa de dia 16 de janeiro:
08:45 – Hastear de Bandeira
09:00 – 17h30 – Arruada pelas ruas do concelho
10:00 – Apresentação do Novo Portal do Município
17:30 – Cerimónia de Abertura das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho de Lagoa 1773-2023