Lagoa e Silves querem ambas ser Cidade do Vinho 2016. As candidaturas foram apresentadas pelas respectivas autarquias e assim sendo os dois concelhos vizinhos do barlavento lutam pelo mesmo título.
Tal como o POSTAL noticiou Silves apresentou a candidatura em Santarém e o mesmo fez Lagoa.
Para a Câmara de Lagoa o destaque vai para “a ligação ancestral do Concelho à produção agrícola em geral e à vitivinícola, em particular um legado que importa preservar e potenciar, enquanto factor diferenciador e contributo importante, na actual conjuntura, para a promoção de um desenvolvimento económico sustentável”.
O título será atribuído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com o intuito de contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património dos territórios e a autarquia de Lagoa não deixa por mãos alheias os seus pergaminhos, mesmo que para isso tenha de concorrer contra os vizinhos de Silves.
A candidatura de Lagoa a “Cidade do Vinho 2016”, refere a autarquia, “conta com o apoio e a parceria de uma centena de entidades, nomeadamente autarquias, entidades administrativas e agentes económicos, de toda a região algarvia, tratando-se, por isso, de uma candidatura de abrangência supra municipal”.