O Laboratório de Artes Criativas (LAC) de Lagos vai mostrar, nos dias 11 e 12 de janeiro, durante a iniciativa Dia Aberto, projetos de artes visuais e performativas desenvolvidos nas residências artísticas, anunciou a associação cultural.
A 21.ª edição do Dia Aberto vai apresentar uma programação diversificada, dirigida a todas as idades, com concertos, exposições, oficinas de trabalho e atividades de acesso livre e gratuito, referiu a organização em comunicado.
A iniciativa do LAC destina-se a dar a conhecer à comunidade a dinâmica da associação e o trabalho desenvolvido pelos artistas em residência, instalada no edifício da antiga cadeia de Lagos, no distrito de Faro.
No total vão ser apresentados 19 projetos, seis de artes visuais (novos media, pintura, escultura e cerâmica) e 13 de artes performativas (música e teatro).
Entre as iniciativas em que o público pode participar estão visitas aos ateliês de trabalho, exposições e conferências e conversas com artistas, disse à Lusa um dos promotores.
O evento abre na sexta-feira, dia 12, às 18:00, com a inauguração da exposição coletiva “PRALAC”, projetos visuais dos artistas A.Pedro Correia, Anne Luisenbach, Ester Andrés, MadFildz, Nuno Murta, Paula Gonçalves, Patrícia Leal, Raymond Dumas, Ricardo Cruzes, RoMP, Rui Vargas, Sofia Fortunato e Xana.
Entre 19:00 e as 20:00, vai decorrer a conferência e conversas com artistas em residência, um ateliê de desenho, orientado por Mara Taquelim, decorrendo entre as 19:30 e as 20:00, o espetáculo de marionetas “O Barbeiro”, por Mãozorra.
O programa do primeiro dia inclui ainda, das 20:00 às 22:00, um momento musical dinamizado pelo JC Music, a ‘performance’ “Ontem não é hoje”, de Patrícia Leal, MBCC e Marga Munguambe, entre as 20:30 e as 21:00, e os espetáculos de marionetas “A Tourada”, às 20:30, e “Outros Mundos”, pelo Teatro Experimental de Lagos, às 21:15, espetáculos que se repetem no dia seguinte no mesmo horário.
A partir das 21:30 estão agendados vários momentos e espetáculos musicais que se prolongam até às 04:00.
No sábado e último dia, o espaço do Dia Aberto reabre às 18:00, com uma oficina de trabalho de desenho orientado por Mara Taquelim, decorrendo às 20:00 o espetáculo “Rock n’Bingo, dinamizado por Lollirockeres Dj’s.
Os concertos de Perdano, VIL, Cursed Disciples, Prayers of Sanity, Dragon’s Kiss e um Dj set dinamizado por Kuka, com início às 21:30, completam o programa da 21.ª edição do Dia Aberto do LAC.
O LAC é uma associação cultural fundada em 1995, sediada na antiga cadeia de Lagos, desenvolvendo atividades nos domínios da criação (residências artísticas), da programação (exposições de âmbito nacional e internacional, concertos, conferências) e de formação de públicos (ateliês destinados ao público e a escolas).
Leia também: Dia Aberto do LAC dá a conhecer associação e trabalhos dos artistas em residência [vídeo]