“O karate está de luto ao ver partir uma excelente karateca, treinadora e amiga” são as palavras do Kcq Karate C Quarteira, publicadas esta quarta-feira, perante a morte inesperada de Tatiana Monteiro.
Também o presidente Carlos Silva e direção da FNK-P – Federação Nacional de Karate de Portugal prestam nas redes sociais uma “sentida homenagem à karateca Tatiana Monteiro, treinadora e competidora desta federação”, desejando “à sua família e amigos, os nossos sentidos pêsames e muita força para ultrapassar este momento de enorme dor e perda”.
Pelo país fora, são várias as associações desportivas e de artes marciais que prestaram publicamente os seus sentimentos e a sua homenagem a Tatiana Monteiro.
A Toukon Karate Portugal disse que “o mundo ficou mais pobre… Tatiana Monteiro, sócia-fundadora, treinadora, atleta, amiga, mas acima de tudo, uma força da natureza e um exemplo para todos!! A tua forma de ser marcou-nos a todos e deixa um vazio enorme, mesmo assim, as memórias ficarão para sempre com um orgulho especial em teres honrado a nossa vida com a tua presença. Em nome de todos nós, um até já, e os mais sentidos pêsames a todos os familiares e amigos”.
O Grupo de Instrução Popular de Amoreira (Alcabideche) anunciou que “é com profunda tristeza que a direção do Grupo de Instrução Popular da Amoreira vem desejar os sentimentos a toda a família e amigos pelo falecimento da Tatiana Monteiro, sócia n° 640 que muito fez pelo karaté da nossa coletividade. O nosso muito obrigado e até sempre!”.
Entre as várias mensagens de pesar, partilhadas nas redes sociais, o professor de educação física Abel Figueiredo, Vice-Presidente na Redespp – Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público, escreve que “quando nasce um Karateca como cinto branco, nasce alegremente uma janela de futuro para a modalidade e, assim, a resposta a “otagani-rei” é mais rica e entusiasmada”.
Abel Figueiredo, que também é presidente da JKF Goju-Kai – Portugal (espaço de desenvolvimento do estilo de Karaté conhecido pelo nome de Goju-Ryu, em relação directa com JKF Gojukai do Japão), diz que “o triste passamento de um Karateca, empobrecendo o presente e o futuro do perene por que temos de passar, faz nascer um foco energético especial no espírito que nos une pelo Karatedō e, assim, a resposta a “shomen-ni rei” fica mais enriquecida no interior de cada um de nós e em especial dos que com esse ser se energizam mutuamente”.
Para Abel Figueiredo, “a Tatiana junta-se ao espírito verdadeiro para que se preparou, e, na dor do precoce passamento, fica o seu exemplo. Tatiana-ni-rei!”.
O POSTAL endereça à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências.