O Reino de Espanha aguarda a partir de hoje a subida ao trono de Felipe VI, depois do monarca
Juan Carlos ter abdicado do cargo de Rei de Espanha a favor de uma nova geração “que reclama papel de protagonista” e que é capaz de enfrentar “com determinação” as mudanças e reformas que a actual conjuntura “exige”.
“Hoje merece passar à primeira linha uma geração mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura actual está a exigir”, disse, numa declaração aos espanhóis.
O documento oficial da abdicação foi disponibilizado através da conta Twiter da Casa Real de Espanha, depois do mesmo ter sido oficialmente entregue a Mariano Rajoy, o presidente do Governo do país, cumprindo assim as formalidades constitucionais espanholas.
Juan Carlos era Rei de Espanha desde que o ditador Franco, em 1975, faleceu. Não obstante, foi o próprio Franco que, a partir de 1969, tratou de criar as condições para que o Rei de Espanha pudesse vir a ocupar o cargo.
O reinado de Juan Carlos, que viveu muitos anos em Portugal, no Estoril, fica marcado pela capacidade de ter conseguido gerir a transição de regime em Espanha no pós-ditadura e, mais recentemente, por uma crítica crescente à coroa enquanto instituição e mesmo à própria actuação do monarca.
(com agência Lusa)