A Sala da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, acolheu um conjunto de quatro sessões de divulgação do Empreende Já, um programa promovido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, em articulação com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. Mais de 200 jovens puderam conhecer melhor este programa que pretende fomentar a criação do próprio emprego. A Câmara Municipal de Albufeira apoiou a iniciativa, através do AGE – Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo.
Os jovens, com idades entre os 18 e 29 anos, podem beneficiar de apoio ao desenvolvimento de projectos com vista à criação de empresas e de entidades da economia social, com base em ideias próprias ou disponibilizadas através da Rede de Fomento de Negócios. O referido apoio passa pela atribuição de uma bolsa de cerca de 700 euros por mês, para que possam obter a devida formação e tutoria com vista à criação do seu próprio Plano de Negócios. No final desta fase, os melhores projectos podem ter acesso a uma bolsa de apoio no valor de 10 mil euros, para que os jovens possam concretizar a sua ideia e respectivo Plano de Negócios.
As sessões contaram com a presença do delegado regional do IPDJ, Custódio Moreno, que sublinhou a importância do programa, referindo que esta edição estará disponível até Março, mas que haverá outra possibilidade de candidatura já em Outubro. O delegado regional procurou incentivar os jovens a “seguir este caminho e a agarrar este apoio porque as condições são de facto excelentes e certamente não haverá melhores oportunidades para concretizarem as vossas ideias”.
Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, fez questão de estar presente e desafiou os jovens a procurarem o caminho da criação do próprio emprego, recorrendo à criatividade e ao espírito empreendedor e solidário tão próprio dos mais jovens. “A autarquia está ao vosso lado com instrumentos de apoio que podem complementar este e outros projectos que queiram colocar em prática; temos a vontade, temos os técnicos, temos inclusive instalações, nomeadamente o CAE que está a aceitar candidaturas para vos podermos ajudar a desenvolver o vosso projecto, por isso, contem connosco” referiu o autarca.
Recorde-se que a União Europeia disponibiliza cerca de cinco milhões de euros para este programa específico, destinado a apoiar a empregabilidade de jovens conhecido como NEET (Not in Employment Education or Training), ou seja, que não estão a trabalhar, a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação.
Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no seguinte link: https://www.juventude.gov.pt/Emprego/Empreende-JA/Paginas/Empreende-JA.aspx