José Sócrates é o convidado do debate “Política, Justiça e Indiferença”, que terá lugar no próximo sábado, pelas 16 horas, no auditório do Glória Futebol Clube, em Vila Real de Santo António.
A sessão será moderada pelo presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, e tem como objectivo discutir a questão da justiça, dos tribunais e dos direitos de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens que contribuam, de forma construtiva, para o funcionamento das instituições.
Durante o debate, José Sócrates abordará algumas das questões que conduziram às suspeitas que recaem sobre si, bem como outros assuntos ligados à justiça e política nacional, nesta que é uma das suas primeiras participações públicas após a entrevista que concedeu à TVI, em Dezembro.
Para Luís Gomes, “o convite a José Sócrates ganha ainda maior relevância tendo em consideração o facto de este ser talvez o episódio mais mediático da justiça portuguesa, cujos contornos e dimensão são tema diário de análise e discussão nos mais diversos contextos e sectores”.
Iniciativa aberta a todas as forças vivas da sociedade
Por outro lado, a sessão pretende avaliar – na primeira pessoa – algumas das fragilidades que os organismos governamentais, o sistema judicial e os media revelaram ao lidar com um caso ímpar em termos de popularidade, propenso a diversas leituras e reacções nos mais variados sectores da sociedade portuguesa.
“Em síntese, queremos criar um fórum onde convidados e público possam questionar, debater e apresentar – de uma forma livre – propostas válidas sobre temas fracturantes e estruturais num Estado de Direito, que estão longe de gerar consenso”, prossegue Luís Gomes.
A iniciativa é aberta a todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, comerciantes, empresários, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.
O debate pretende igualmente constituir-se como um fórum de ideias, divulgando diferentes perspectivas e novas abordagens da política e da justiça, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, nacionais, governamentais e não-governamentais.
Esta sessão dá seguimento ao Fórum “Refundar a República”, um ciclo de colóquios que tem como meta encontrar soluções para repensar o funcionamento das instituições e da democracia, cuja última edição avaliou, em Vila Real, “O Estado dos direitos e a situação da Justiça em Portugal”.