Duarte Baltazar e João Junça jornalistas da @rtp em Faro e ganharam ontem o prémio jornalismo #fernandodesousa com uma reportagem sobre a ilha da #culatra. PARABÉNS!
No Parecer do júri de seleção poe ler-se: “A peça vencedora destaca-se pela excelente forma como está escrita e pela ligação, explícita e genuína, a um tema europeu por várias frentes, sem ser institucional ou fatigante. Toca de forma original numa prioridade europeia – a sustentabilidade – e é um exemplo de como a UE impacta a vida de a um nível local. Dá voz a uma história, à causa daquela comunidade, de uma forma completa, comovente, ritmada e com qualidade”.
A ilha da Culatra é o território onde se desenvolve atualmente o projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável” inserido na iniciativa europeia “Energias limpas para as ilhas europeias”. Pretende criar uma comunidade piloto em energias renováveis na Ilha da Culatra, Ria Formosa, Algarve e posicionar a região do Algarve como centro de excelência em investigação e formação em energias renováveis, com vista à descarbonização da sua economia através da criação de pontes efetivas entre a comunidade local, a investigação no sector renovável e as empresas da região. Como objetivos indiretos destacam-se a promoção da sustentabilidade ambiental, a adaptação da ilha às alterações climáticas e a contribuição para o aparecimento de projetos dinamizadores da economia circular.
O anúncio pode ser revisto no Facebook e no Twitter.
Mais informação sobre o prémio
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!