O jornal ‘online’ Sul Informação lançou uma nova ferramenta para receber informações dos leitores sobre o Algarve e Baixo Alentejo que, depois de verificadas, podem ser transformadas em notícias, foi esta sexta-feira divulgado.
Em comunicado, fonte do jornal adianta que a nova funcionalidade, – designada Tem uma notícia para nós? – tem como objetivo “criar um canal de comunicação direto entre o público e a redação do jornal”.
“Através dessa ferramenta, os leitores podem enviar informações que serão verificadas e, eventualmente, transformadas em notícias pelos jornalistas”, lê-se na nota.
A nova ferramenta, que foi lançada na quinta-feira, pode ser acedida no ‘site’ do Sul Informação, em www.sulinformacao.pt, no ícone do ‘WhatsApp’, tanto a partir do telemóvel como do computador, bem como através do número 916306885, pela mesma aplicação.
“A ferramenta pretende também combater os desertos noticiosos, uma vez que irá permitir ao jornal ganhar uma nova forma de obter informações sobre o que acontece em todos os concelhos e freguesias do Algarve e Baixo Alentejo”, prossegue a nota.
Segundo o Sul Informação, desta forma, será possível obter informações mesmo das localidades mais “distantes e isoladas, produzindo um maior volume de informação relevante para os leitores”.
O desenvolvimento desta nova funcionalidade teve o apoio do programa ‘Local Media for Democracy’ do ‘Journalismfund Europe’.
O atendimento automatizado foi desenvolvido pela DigitalGTPro, sendo que, no final da submissão das informações, os jornalistas são notificados, podendo entrar em contacto com os utilizadores, se necessário, para obter mais informações.
“Também cabe à redação do jornal dar ‘feedback’ aos utilizadores sobre as informações”, explica a mesma fonte, acrescentando que a ferramenta permite também o envio fotos e documentos.
Pode ainda ser utilizada para verificar informações “se os leitores tiverem dúvidas sobre a sua veracidade”, conclui.
O Sul Informação é um jornal diário ‘online’ criado em 2011, com redação sediada em Faro, e produz notícias sobre as regiões do Algarve e Baixo Alentejo.
Leia também: Receba 1 bilhete duplo grátis para assistir ao Moto GP 2024 em Portimão