Alcoutim vai ser palco das Jornadas do Mundo Rural nos dias 29 de fevereiro e 1 de março. O evento vai reunir especialistas, autoridades e comunidade para discutir os desafios e oportunidades do meio rural.
No primeiro dia, a partir das 9:00, as portas estarão abertas para receber os participantes, dando início à Sessão de Abertura às 09:30, presidida por Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Mário Tomé, presidente da Câmara Municipal de Mértola, e José Apolinário, presidente da CCDR Algarve.
O debate será dividido em quatro painéis. No primeiro dia, no painel “Água”, pelas 10:00, os especialistas discutirão os desafios e estratégias para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Segue-se, às 15:00, o painel “Ecossistemas e Paisagem”, que abordará questões relacionadas com a preservação dos ecossistemas e paisagens.
No dia 1 de março serão debatidas, pelas 09:30, as práticas de agrofloresta e sua relação com as mudanças climáticas, no painel “Agrofloresta e o Clima”.
Mais tarde, pelas 15:00, o painel “Cinegética” discutirá questões relacionadas com a gestão cinegética, incluindo doenças dos coelhos e a assinatura do Protocolo entre a Autarquia e as Zonas de Caça Associativa.
O evento, organizado em parceria com diversas entidades locais e nacionais, visa promover a discussão construtiva e a busca de soluções para os desafios enfrentados pelo mundo rural. Espera-se a participação de representantes de diferentes setores e interessados no desenvolvimento sustentável da região.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, “estas Jornadas representam um importante espaço de diálogo e partilha de conhecimento entre a comunidade, especialistas e decisores, visando encontrar soluções sustentáveis para os desafios que enfrentamos no meio rural. A Câmara Municipal de Alcoutim está empenhada em promover o desenvolvimento harmonioso do nosso território, valorizando os recursos naturais e a qualidade de vida da nossa população”.
Mais informações e inscrições estão disponíveis aqui.
Leia também: Galp vai instalar baterias de grande escala e armazenar energia na central de Alcoutim