As jornadas de reflexão “o papel da Via Algarviana no Ecoturismo do Algarve” realizaram-se no passado dia 29 de maio, no Espaço Guadiana, em Alcoutim.
O evento iniciou-se com um painel constituído por Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim; José Victoriano, presidente da Almargem; João Carlos Simões, presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve; e Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
Depois de uma sentida homenagem a João Santos, fundador da Almargem e mentor da Via Algarviana, foi dada a palavra a João Ministro e Francisco Graça, profundamente ligados à génese da GR13.
Destaque para o testemunho de Roderick Frew, do grupo Algarve Walkers, seguindo-se o painel “Como a Via Algarviana tem contribuído para economia do interior Algarvio?”.
Durante o evento tiveram lugar testemunhos de vários empresários que se debruçaram sobre esta temática.
Relatos, memórias e emoções de quem percorreu os 300 quilómetros da GR13
Fulvia Almeida, diretora de antena da Rua Fm esteve à conversa com Olga Ludovico, da Casas D’Aldeia; João Ministro, da ProactiveTur; Cátia Graça, do restaurante e alojamento “A Tia Bia”; e António Faustino, da Casa da Campo Vale das Hortas.
“Eu percorri a Via Algarviana” foi outra das abordagens apresentadas.
Neste painel ouviram-se os relatos, as memórias e as emoções de quem percorreu os 300 quilómetros da GR13 que atravessa o interior algarvio.
António Banha, Paco Terreno, Carlos Videira e Cândida Nunes participaram na modalidade pedestre. Por sua vez, Fernando Dias, Emanuel Aniceto e Fernando Viegas optaram pela modalidade de BTT.
Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, foi a moderadora desta interessante conversa.
No período da tarde, Anabela Santos, coordenadora da GR13, apresentou as candidaturas aprovadas, que serão alvo de algumas novidades.
O encerramento do evento reuniu em palco Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim; Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé; Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel; Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo; Filipe Vital, vice-presidente do Município de Portimão; e António Carvalho, vereador do Município de Aljezur.
Aos autarcas juntaram-se Filipe Silva, do Turismo de Portugal; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve; Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana; e o moderador Joaquim Mealha, da Almargem.
Durante as jornadas foi abordada a importância desta rota e o que ainda há a fazer pela Via Algarviana no futuro.
Este foi um dia de reflexão e também de celebração do 10º aniversário da Via Algarviana.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)
(SP/CM)