O organista João Vaz é o nome escolhido para abrir o VIII Festival de Órgão – Faro 2015, no próximo sábado, pelas 21.30 horas, na Igreja da Sé em Faro.
João Vaz estudou em Lisboa com Antoine Sibertin-Blanc e em Saragoça com José Luis González Uriol. É também doutor em Música e Musicologia, com uma tese sobre música portuguesa para órgão do final do século XVIII.
Desenvolveu uma carreira internacional, quer como executante, quer como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, e efectuou numerosas gravações em órgãos históricos portugueses.
Actualmente, lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa. É o director artístico do Festival de Órgão da Madeira, assim como das séries de concertos em Mafra e no órgão histórico de São Vicente de Fora em Lisboa, instrumento de que é organista titular desde 1997.
No dia seguinte, tem lugar um Workshop de Órgão com João Vaz dirigido a todos os instrumentistas de tecla, inclusive para uma primeira abordagem de peças tocadas em órgão.
Mais informações e inscrição sobre o workshop podem ser feitas através do [email protected] ou do telemóvel 916 782 780.
O VIII Festival de Órgão – Faro 2015 é co-organizado pela Associação Cultural Música XXI e Direcção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com o Município de Faro, a Fundação INATEL e o Hotel Faro.
De salientar que este concerto conta com o especial apoio da Fundação INATEL.