Em mês de Santos Populares, o espírito empreendedor inspira um especial olhar sobre a tradição, onde a inovação e a modernidade fazem toda a diferença, dando o mote à próxima Beta Talk, em que a tradicional sardinha dá lugar ao bacalhau e aquilo que é genuíno ganha um lado “trendy”.
Uma vez que no dia 16, data habitual das Beta Talks, a selecção nacional de futebol se estreará no Mundial do Brasil, o encontro deste mês foi agendado para 17 de Junho, a partir das 19 horas, e terá lugar no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
Assim, na próxima terça-feira, estarão à conversa João Apolónia, sócio-gerente da loja “11 Gourmet” (http://www.merceariagourmet.com/) e Carlos Natal, proprietário do restaurante “Bacalhoada” (https://www.facebook.com/RestauranteBacalhoada), que partilharão com os presentes a sua forma inovadora de encarar a tradição.
João Apolónia nasceu há 32 anos em Loulé no seio de uma família ligada à agricultura e à hotelaria. Em Lisboa, tirou a licenciatura em Psicologia Organizacional, mas voltou ao Algarve para encabeçar os negócios da família, acabando o dia 11 do 11º mês de 2011 por ditar o início do seu próprio negócio – a loja “11 Gourmet”.
Neste espaço de mercearia gourmet, um ambiente revivalista e um bom produto português fazem a diferença e, com o Verão à porta, este ano prepara-se para levar a “11 Gourmet” até à praia, para os lados do Ancão.
Tem na música o seu hobbie, mas como empreendedor acabou por lançar também nesta área um projecto de covers e entretenimento – os Zurrapa Yê e cofundar o Labirinto Contemporary, dedicando-se à promoção e divulgação da arte contemporânea.
Carlos Natal tem Portimão como sua cidade natal, embora a sua passagem por Valença do Minho, terra onde casou e viveu durante 16 anos, tenha inspirado o seu trajecto profissional, desde sempre ligado à restauração. Aí, onde o bacalhau é rei graças à influência espanhola, foi proprietário de um restaurante, mas só em Portimão é que veio a concretizar o seu sonho e trocar as voltas aos sabores desta cidade.
Há quase um ano, abre na capital da sardinha o “Bacalhoada”, um restaurante onde o bacalhau tem exclusividade à mesa e é servido de forma inovadora, despertando novos paladares e novas oportunidades de negócio e inspirando cada vez mais novas ementas.
Como é habitual, a participação é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/beta-talk-portimao-junho, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.