A exposição “Corpo Restrito” vai estar patente na Galeria Municipal de Albufeira entre 23 de Outubro e 21 de Novembro.
“Corpo Restrito” é um projecto algarvio que partiu de um desafio lançado a 20 criativos de diferentes áreas – joalheiros, escultores, cenógrafos, e outros artistas plásticos – para que explorassem a criação de jóias contemporâneas enquanto objectos artísticos, com conceitos personalizados, e a partir de qualquer técnica ou material, no pressuposto de pensar estas peças enquanto esculturas.
Daí resultaram 25 peças de joalharia contemporânea, “arrojadas na dimensão e em contraponto com a anatomia humana, depuradas, altivas, elegantes e surpreendentes”, descrevem os mentores do projecto, Filomeno Pereira de Sousa (mestre joalheiro), Milita Doré (artista plástica) e Cristina Palma (designer).
Para além da exposição de fotografia, que resulta de uma série de sessões fotográficas em estúdio levadas a cabo pelo fotógrafo Vasco Célio, a mostra traz a Albufeira algumas peças exibidas em manequins dos criadores Filomeno de Sousa, Cristina Palma, Luís Nogueira, Margaret Jackson, Milita Doré, Sandrine Vieira, Sara Monteiro e Zé Luís.
A exposição pode ser apreciada, de segunda a sábado, das 9.30 às 12.30 e das 13.30 às 17.30 horas. A galeria encerra aos domingos e feriados.
No dia 24 de Outubro, entre as 16 e as 17 horas, alguns dos autores estarão presentes para convívio com amigos e convidados.