Pela primeira vez na história da indústria automóvel em Portugal, em novembro venderam-se mais carros elétricos que a gasóleo, em Portugal.
Os dados foram divulgados esta segunda-feira pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) e atestam que os carros 100% elétricos representaram 18.1% das vendas, ligeiramente acima dos 17,7% relativos aos veículos com motores a gasóleo.
O valor das vendas de veículos elétricos (incluindo os híbridos) atingiu um novo máximo, com 3.618 viaturas comercializadas, sendo a maioria (2.165) puramente elétricas e as restantes híbridas plug-in.
“A este ritmo, certamente que o último trimestre do ano trará valores mensais médios de vendas bem acima das três mil unidades”, adiantam os responsáveis da UVE.
Em relação aos veículos elétricos híbridos plug-in regista-se um “claro abrandamento da sua procura” pois, segundo a UVE, “é cada vez mais uma realidade a oferta de veículos 100% elétricos que já respondem a todas as necessidades dos seus proprietários – quer em termos de autonomia real disponível, quer em termos de velocidade de carregamento rápido – devido ao aumento de potência dos próprios carregadores, e ainda quando este ano estamos a assistir a uma grande expansão da rede nacional de carregamento para veículos elétricos – com cerca de 1.000 postos de carregamento rápido, super-rápido e ultrarrápido e mais de 6.000 Pontos de carregamento normal já instalados”.
Os valores da variação das vendas mensais relativamente ao ano passado, continuam a acentuar a mesma tendência de aumentos significativos, registando-se um crescimento anual de 56%, segundo a UVE, num ano “absolutamente desastroso” para o comércio de automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna. Já as vendas dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos registam subidas significativas há nove meses consecutivos.
Aquela associação refere ainda que, ao analisarmos as vendas dos veículos com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo) “os números são bem elucidativos”. Assim, durante os últimos cinco meses registaram-se quedas nas vendas mensais, “resultando já num valor acumulado anual negativo de 5.6%”.
Relativamente aos veículos 100% elétricos, em termos homólogos, novembro revelou um aumento das vendas de 160,5%. Em novembro de 2020 o aumento já tinha sido de 83,7% relativamente a 2019.
No acumulado do ano de 2021 as vendas dos veículos 100% elétricos registaram uma variação homóloga de 72,9%, um aumento ainda mais acentuado face aos 45,7% que já se tinham registado em 2020 face a 2019.
Relativamente às marcas, a Tesla regressou ao primeiro lugar, este mês de novembro, com 300 unidades vendidas, seguida da Hyundai (204) e da Peugeot (190) que regressou ao terceiro lugar. Em termos anuais, a Peugeot (1.351) mantém o primeiro lugar, com apenas mais quatro viaturas vendidas do que a Tesla (1.347). A fechar o pódio está a Nissan com a Hyundai e a Renault muito perto.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL