O fim do ano está à porta e o feriados para o calendário de 2016 podem ser determinantes na vida de muitos portugueses. Pontes, fins-de-semana prolongados e férias podem ser mais-valias para um ano de trabalho que se aproxima e o POSTAL traz-lhe toda a informação, nacional e regional, sobre matéria.
A abrir 2016 o Dia de Ano Novo (1 de Janeiro, sexta-feira) abre um fim-de-semana prolongado a convidar a farra alargada na entrada de 2016.
O Carnaval (feriado facultativo) chega cedo e como sempre à terça-feira. 9 de Fevereiro pode bem ser a data escolhida para fazer ponte com o fim-de-semana anterior e juntar quatro dias de descanso, a começar a dia 6 e a terminar a dia 9, com gasto de em único dia de férias.
Já em Março 25 e 27 são as datas de comemoração da Páscoa, respectivamente, Sexta-feira Santa e – com fim-de-semana prolongado – Domingo de Páscoa. É também a 27 de Março que a hora se altera para o horário de Verão e os dias regressam ao brilho das horas de muita luz.
Abril comemora a liberdade a dia 25, que este ano calha a uma segunda-feira e eis que o fim-de-semana é novamente prolongado.
A mesma sorte não têm os trabalhadores, que vêem o 1º de Maio recair este ano sobre um Domingo.
A terminar o primeiro semestre, mais um fim-de-semana prolongado em Junho, com as comemorações do Dia de Portugal, dia 10, sexta-feira.
O segundo semestre
Na segunda metade do ano os feriados começam a 15 de Agosto, com a Assunção de Nossa Senhora a calhar a uma segunda-feira e a garantir três dias seguidos de descanso.
A julgar pelo consenso atingido na Assembleia da República os últimos seis meses do ano salvam-se porque deverá em breve ser aprovada a reposição dos feriados cortados pelo anterior Governo. A ser assim, novo descanso espera os portugueses a 5 de Outubro, por altura da comemoração da Implantação da República (quarta-feira) e a 1 de Dezembro (quinta-feira) – para comemorar a Restauração da Independência – com possibilidade de nova ponte.
A 8 de Dezembro a Imaculada Conceição garante novo feriado a uma quinta-feira e quatro dias potenciais de descanso por troca de um único dia de férias.
O ano culmina em termos de feriados a 25 de Dezembro, com o Natal a calhar a um Domingo.
Na região somam-se os feriados municipais
No Algarve há mais pontes e fins-de-semana alargados, decurso dos feriados municipais da região e os beneficiados de 2016 são Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, com fins-de-semana prolongados garantidos, e Lagoa, Lagos e Monchique, com potenciais pontes.
Quanto a datas concretas os vários concelhos do Algarve tem descanso adicional nas seguintes datas:
Albufeira – 20 de Agosto (sábado)
Alcoutim – 9 de Setembro (sexta-feira)
Aljezur – 29 de Agosto (segunda-feira)
Castro Marim – 24 de Junho (sexta-feira)
Faro – 7 de Setembro (quarta-feira)
Lagoa – 8 de Setembro (quinta-feira)
Lagos – 27 de Outubro (quinta-feira)
Loulé – 5 de Maio (quinta-feira)
Monchique – 5 de Maio (quinta-feira)
Olhão – 16 de Junho (quinta-feira)
Portimão – 11 de Dezembro (domingo)
São Brás de Alportel – 1 de Junho (quarta-feira)
Silves – 3 de Setembro (sábado)
Tavira – 24 de Junho (sexta-feira)
Vila do Bispo – 22 de Janeiro (sexta-feira)
Vila Real de Santo António – 13 de Maio (sexta-feira)