A cerimónia de abertura da época balnear, que em Albufeira decorre entre os dias 15 de maio e 15 de outubro, juntou esta quarta-feira, na Praia dos Pescadores, o executivo da Câmara Municipal, bem como, representantes de várias entidades com responsabilidades na orla marítima, como a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), a Autoridade Marítima, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Albufeira.
José Carlos Rolo durante o seu discurso revelou que “como já é habitual, o Município antecipa a abertura da época balnear operacionalizando todos os meios e recursos humanos necessários à utilização das praias de Albufeira”.
O presidente da Câmara Municipal afirmou que “embora se fale da diversificação do Turismo em Albufeira, como tem vindo a ser feito ao longo do mandato, através das competições e eventos desportivos de grande escala, da candidatura a património da UNESCO do Geoparque Algarvensis ou da exposição de Vhils submergida na Praia de Santa Eulália, o Turismo de ‘Sol e Praia’ é, com toda a certeza, o mote de Albufeira”.
No local estavam, também, presentes três turmas de alunos de escolas albufeirenses, nomeadamente, da E.B. 1, 2, 3 da Guia, da E.B. 2, 3 D. Martim Fernandes e da Escola Secundária de Albufeira que tiveram a oportunidade de participar nas atividades de educação ambiental e ações de sensibilização sobre segurança e comportamentos a adotar na praia, promovidas pela Unidade Ambiental do Município, assim como, visitar a exposição de veículos utilizados na preservação, limpeza do areal.
Seguiu-se uma simulação de afogamento/salvamento, com recurso a meios da Autoridade Marítima, ANSA e Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), com vista a dar a conhecer o modo de atuação e os equipamentos utilizados neste tipo de ocorrências.
Cristiano Cabrita, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e Assuntos do Mar, afirmou que “as praias enquanto parte fundamental do desenvolvimento económico local e da promoção da marca ‘Albufeira’ necessitam de cuidados reforçados no que concerne a limpeza, preservação, manutenção e proteção”.
O edil referiu que “este é um serviço que tem resultados muito positivos, se existir um trabalho simbiótico entre a comunidade e o Município”, sublinhando “as 3 a 4 toneladas de resíduos recolhidos diariamente, em média, durante a época estival, pelos técnicos municipais”.
Leia também: Conheça as previsões meteorológicas para este verão