No ano de 2020, os condutores portugueses foram apresentados a novidades nas estradas do país, com a introdução de novos sinais de trânsito, como o D6 e o D6a. Esta mudança significativa foi resultado da primeira grande revisão ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), que entrou em vigor a 20 de abril de 2020.
Esta revisão, regida pelo Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de outubro, tinha como objetivo principal o aperfeiçoamento e atualização da sinalização rodoviária, em linha com o Código da Estrada e os objetivos delineados no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020.
Entre os novos sinais introduzidos, destacam-se o D6 e o D6a, cada um com uma função específica e relevante para a segurança e organização do tráfego nas estradas portuguesas, como nos explica o Pplware.
Por outro lado, o sinal D6a indica uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação. Esta sinalização informa os condutores de que a via de trânsito em questão está reservada exclusivamente para veículos que transportem duas ou mais pessoas, incluindo o condutor. Esta medida visa promover o uso de transporte partilhado, reduzindo o congestionamento e incentivando práticas mais sustentáveis de mobilidade.
Ambos os sinais, D6 e D6a, desempenham um papel crucial na organização do tráfego e na promoção da segurança rodoviária em Portugal. É fundamental que os condutores estejam familiarizados com estes novos sinais e respeitem as indicações por eles transmitidas, contribuindo assim para uma circulação mais segura e eficiente nas estradas do país.
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