Começou hoje a 6ª Edição da Semana Europeia do Desporto no Algarve. Uma iniciativa dinamizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) e que envolve mais de 60 atividades desportivas por toda a região.
Este ano celebra-se a 6ª edição da SED que decorre de 23 a 30 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, cujo principal objetivo é a promoção dos benefícios da prática regular do desporto em toda a população, sendo celebrada em simultâneo por vários países europeus.
Em Portugal é o IPDJ que assume novamente a iniciativa da coordenação nacional e da implementação de estratégias e ações da Semana Europeia do Desporto.
“No Algarve, com a colaboração e participação ativa de um conjunto de parceiros, estamos a dinamizar ações e promover uma visão partilhada #BEACTIVE por toda a região, onde os municípios e o movimento associativo desportivo, a comunidade escolar e o tecido empresarial irão assumir particular importância no incentivo à prática de exercício físico durante todo o ano, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física dos participantes”, informou o instituto em comunicado.
Este ano a Semana Europeia do Desporto 2020 será estruturada em torno dos temas: educação, locais de trabalho, atividades ao ar livre, desporto náutico, desporto inclusivo e desporto sénior.
“Iniciámos a SED no Algarve com o Projeto “Bike Me”, do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Projeto “A Respiração em Movimento” da Associação PAS – Projeto Ana Sanona”, refere a organização.
O Programa completo da SED pode ser consultado no site oficial.
“Apesar dos desafios do atual contexto, congratulamo-nos pelo envolvimento da nossa região neste evento, que em articulação com a Direção Geral de Saúde continua a promover a prática desportiva através do seu movimento associativo, dando mostras de resiliência e capacidade de adaptação nas suas modalidades, salvaguardando a saúde e segurança de todos os intervenientes”, lê-se na nota.
A Direção Regional do Algarve do IPDJ espera que “esta semana tenha um efeito multiplicador e seja um incentivo para que os algarvios passem a ser mais ativos durante todo o ano”.