Om Rathore, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina da UAlg, acaba de receber uma bolsa da Federação Europeia de Bioquímica, com o projecto Use of iCLIP to define the in vivo RNA binding sites of Salsa.
Conforme explica a Universidade do Algarve “o projecto envolve uma estadia no Laboratório de Biologia Molecular, em Mainz, na Alemanha, e tem como objectivo compreender o processo de divisão celular na Drosophila, a mosca da fruta”.
Tratando-se de um organismo muito semelhante ao dos seres humanos, em termos genéticos, e constatando-se que muitos dos genes da mosca têm os seus homólogos nos genes humanos, o investigador debruçar-se-á sobre o estudo deste processo por forma a compreender qual a função da divisão celular no desenvolvimento de determinadas doenças.
Tendo em conta que 50% das doenças genéticas são causadas por “erros” no processo de divisão celular, o investigador tenta compreender de que modo se desenvolvem estas doenças, para que, com base neste conhecimento, se possa, no futuro, pensar o desenvolvimento de novos biomarcadores, de novas abordagens e de novas terapias.
De salientar que as bolsas de investigação atribuídas pela Federação de Bioquímica são das mais conceituadas na área, a nível europeu.
Mais informações: [email protected] ou [email protected]