Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Faro - Foto partilhada por Facebook
Nacional

Inundações em Faro bloquearam estradas e impediram abertura de lojas e escolas [vídeo]

Há registo de inundações em garagens, estabelecimentos comerciais, no mercado municipal e em várias artérias da cidade, o que dificultou a circulação de pessoas e abertura de algumas escolas.

14:02 5 Dezembro, 2022 14:53 5 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A intensa chuva registada esta segunda-feira de manhã em Faro provocou inundações, bloqueio de estradas e impediu a abertura de escolas e estabelecimentos comerciais, mas não há registo de habitações afetadas nem de pessoas desalojadas, disse fonte da Proteção Civil.

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Faro, Rui Graça, precisou à agência Lusa que a chuva que caiu no espaço de uma hora, entre as 07:00 e as 08:00, “provocou inundações um pouco por todo o concelho, sendo o centro da cidade a zona mais afetada”.

“Temos registo de inundações em garagens, estabelecimentos comerciais, no mercado municipal e em várias artérias da cidade, o que dificultou a circulação de pessoas e abertura de algumas escolas”, referiu.

Segundo o responsável, algumas estradas de acesso à cidade “ficaram igualmente intransitáveis devido à acumulação de água, o que originou o caos no trânsito rodoviário nas três principais entradas da cidade”.

Rui Graça acrescentou que o sistema de drenagem de águas pluviais “teve dificuldade em escoar o grande caudal de água registado num tão curto espaço de tempo, considerando que a situação era difícil de controlar”.

“A drenagem funciona por gravidade, daí a dificuldade em escoar um acumulado de água de 19 milímetros por metro quadrado num tão curto espaço de tempo”, sublinhou.

Rua de São Luís em Faro – Vídeo partilhado por Mónica Laranjo

Rui Graça adiantou que a Proteção Civil continua no terreno a prestar auxílio às situações prioritárias, “não tendo sido reportadas situações graves de inundações em habitações, nem de pessoas que necessitassem de realojamento”.

Por seu turno, o presidente da Associação de Comerciantes da Baixa de Faro, Davide Alpestana, disse à Lusa que “a maior parte dos estabelecimentos comerciais foi afetada com a entrada de água, registando-se três ou quatro situações de maior gravidade”.

“Há algumas situações pontuais em que os danos foram mais avultados, estamos a falar de três ou quatro casos. Neste momento, cerca de 70% dos estabelecimentos está já a funcionar”, referiu.

De acordo com Davide Alpestana, “as inundações deveram-se ao acumulado de água na via pública, face à dificuldade do escoamento do sistema pluvial”.

Faro – Foto partilhada por Facebook

Por seu lado, o presidente da Associação de Comerciantes da Região do Algarve (ACRAL) disse à Lusa que “há um conjunto de comerciantes instalados nas zonas mais críticas e clássicas da cidade que foram afetados pela água, cujos prejuízos ainda não estão contabilizados”.

“Há locais onde a água ainda não escoou totalmente, mas estimamos que os prejuízos possam ascender a largos milhares de euros”, apontou Miguel Morgado Henriques.

Segundo o responsável da ACRAL, a associação, em conjunto com a Proteção Civil Municipal, “está no terreno a tentar apurar o total de comerciantes afetados pela intempérie registada hoje no concelho de Faro”.

Os distritos de Faro e Beja estão hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave), emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), por causa da precipitação, até às 15:00.

A partir dessa hora, o aviso passa a amarelo (terceiro na classificação por gravidade), mantendo-se pelo menos até às 18:00.

Faro e Beja estão igualmente sob aviso amarelo por causa da possibilidade de trovoadas frequentes e dispersas (até às 15:00 de hoje) e do vento por vezes forte do quadrante sul, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) até às 18:00 de hoje.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Mau tempo atinge o Algarve. Faro com inundações na via pública, espaços comerciais e garagens [vídeos]
Proteção Civil regista cerca de 30 ocorrências em Faro devido a inundações por causa da chuva
Aviso laranja para Faro e Beja devido à previsão de chuva forte

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’: massa de ar frio vai baixar as temperaturas em Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 27 Abril, 2026 12:34 26 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma grande massa de ar frio vai chegar à Europa e provocar descidas de temperaturas em Portugal nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Algarve Cultura Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Gastronomia

Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

17:50 26 Abril, 2026 13:10 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um gesto banal em muitas cozinhas portuguesas pode estar a afetar a qualidade do azeite virgem extra sem que a maioria das pessoas se aperceba

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Roupa com cheiro a humidade depois da lavagem? Antes de culpar o detergente, verifique este detalhe da máquina

21:00 26 Abril, 2026 20:35 26 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

O cheiro a humidade depois da lavagem pode estar ligado à falta de limpeza de algumas zonas da máquina de lavar

Maia. Crédito: Câmara Municipal da Maia | DR
Nacional Vida & Lazer

Nem Lisboa, nem Porto: esta cidade portuguesa foi considerada a mais feliz do país e é a única no top 100 mundial

20:30 26 Abril, 2026 20:22 26 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma cidade portuguesa entrou no top 100 mundial das mais felizes e ficou à frente de Lisboa, Porto e outros municípios nacionais

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Europe Direct Algarve Nacional

O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia

20:30 26 Abril, 2026 13:25 24 Abril, 2026 | João Luís

A UE aprovou e publicou novas regras para a carta de condução. Mas, em 2026, quase tudo depende da transposição para a lei de cada país

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosas na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí frio ‘de rachar’: massa de ar frio vai baixar as temperaturas em Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 27 Abril, 2026 12:34 26 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma grande massa de ar frio vai chegar à Europa e provocar descidas de temperaturas em Portugal nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Gastronomia

Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

17:50 26 Abril, 2026 13:10 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um gesto banal em muitas cozinhas portuguesas pode estar a afetar a qualidade do azeite virgem extra sem que a maioria das pessoas se aperceba

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Roupa com cheiro a humidade depois da lavagem? Antes de culpar o detergente, verifique este detalhe da máquina

21:00 26 Abril, 2026 20:35 26 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

O cheiro a humidade depois da lavagem pode estar ligado à falta de limpeza de algumas zonas da máquina de lavar

Maia. Crédito: Câmara Municipal da Maia | DR
Nacional, Vida & Lazer

Nem Lisboa, nem Porto: esta cidade portuguesa foi considerada a mais feliz do país e é a única no top 100 mundial

20:30 26 Abril, 2026 20:22 26 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma cidade portuguesa entrou no top 100 mundial das mais felizes e ficou à frente de Lisboa, Porto e outros municípios nacionais

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Europe Direct Algarve, Nacional

O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia

20:30 26 Abril, 2026 13:25 24 Abril, 2026 | João Luís

A UE aprovou e publicou novas regras para a carta de condução. Mas, em 2026, quase tudo depende da transposição para a lei de cada país

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Últimas Notícias

  • Vem aí frio ‘de rachar’: massa de ar frio vai baixar as temperaturas em Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
    Vem aí frio ‘de rachar’: massa de ar frio vai baixar as temperaturas em Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
  • Roupa com cheiro a humidade depois da lavagem? Antes de culpar o detergente, verifique este detalhe da máquina
    Roupa com cheiro a humidade depois da lavagem? Antes de culpar o detergente, verifique este detalhe da máquina
  • Nem Lisboa, nem Porto: esta cidade portuguesa foi considerada a mais feliz do país e é a única no top 100 mundial
    Nem Lisboa, nem Porto: esta cidade portuguesa foi considerada a mais feliz do país e é a única no top 100 mundial
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
  • Vem aí um jato polar: bom tempo em Portugal vai ser “sol de pouca dura” e frio deve chegar já neste dia
    Vem aí um jato polar: bom tempo em Portugal vai ser “sol de pouca dura” e frio deve chegar já neste dia
  • Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos
    Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

Opinião

  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
  • Adeus notas como as conhecemos: Banco Central Europeu prepara uma ‘revolução’ e estas serão as novas caras
    Adeus notas como as conhecemos: Banco Central Europeu prepara uma ‘revolução’ e estas serão as novas caras
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal