O Arte Institute, organização que promove a cultura contemporânea portuguesa em Nova Iorque e no mundo, traz pelo segundo ano consecutivo a Portugal a iniciativa “RHI – Revolution, Hope, Imagination”, realizando-se em Loulé a 19 de setembro numa parceria com a câmara através do Cineteatro Louletano.
O evento, que passa por 11 cidades de Portugal Continental e Ilhas (Évora, Faro, Braga, Alcobaça, Leiria, Loulé, Torres Vedras, Lisboa, Porto, Funchal e Vidigueira), realiza-se na segunda quinzena de setembro, estendendo-se em diversas atividades durante o resto do ano e é o único evento em Portugal que tem vindo a promover novas ligações entre a Arte e o Negócio e a Cultura e o Turismo.
Neste circuito nacional, o RHI apresenta palestras, workshops, webinars e espetáculos em várias cidades, sendo o evento de natureza gratuita e aberto ao público em geral, ainda que mais direcionado para profissionais das artes e cultura. Em 2020 pretende- se fortalecer e estreitar relações na rede de networking criada na I Edição, promovendo uma troca cultural entre cidades portuguesas e dando voz a artistas de vários pontos do país.
O RHI atua em Portugal como um todo, oferecendo oportunidades únicas de criação de contactos a programadores, curadores e artistas portugueses, bem como novas interações com empresas e agentes turísticos visando a busca de soluções para a classe artística.
O programa previsto para Loulé tem alguns momentos de destaque. Um deles passa pela disponibilização ao meio artístico de um conjunto alargado e atualizado de ferramentas quer na área da formação técnica (registo audiovisual e utilização de social media), quer na vertente do marketing e da promoção dos seus trabalhos na esfera digital e noutros canais, quer ainda ao nível da preparação e apresentação de projetos culturais a entidades públicas e privadas. Assim, rumam a sul o reconhecido realizador André Tentúgal, que estará no Auditório do Convento do Espírito Santo no dia 19, das 9:30 às 13:30 horas a dinamizar uma masterclass de Vídeo Low-Budget e Marketing Digital com os seguintes tópicos: Introdução à Imagem, Técnicas de Posicionamento de Câmara e Material de Filmagem, Técnicas de Iluminação, Técnicas de Edição e Promoção do trabalho. No mesmo dia, às 14:30 horas no Palácio Gama Lobo, o experiente marketeer Pedro Laranjeira dinamiza um workshop sobre Arte & Negócio, em que explora a temática da construção de projetos que tenham relevância para uma instituição ou empresa e das metodologias associadas a esse processo.
O segundo destaque vai para a realização de um debate que reúne os programadores das várias cidades incluídas na iniciativa RHI, no sentido de partilharem e cruzarem experiências e práticas em torno do universo cultural e artístico numa conjuntura de pandemia, bem como dos múltiplos desafios em curso atualmente. No Palácio Gama Lobo, pelas 16:30 horas, no mesmo dia, uma terceira componente desta iniciativa em Loulé prende-se, mais uma vez, com um dos principais eixos estratégicos da programação do Cineteatro Louletano, que consiste no apoio, estímulo e valorização dos projetos artísticos locais, neste caso musicais. Daí que sejam realizados quatro showcases com bandas locais, designadamente Stone Breaker, badweather, Perigo Público e MorTais, que serão transmitidos no dia 20 de setembro às 18:00 horas nas páginas de Facebook da Antena 3 (media partner desta iniciativa), RHI, Loulé Film Office e Cineteatro Louletano.
Ambas as ações têm entrada gratuita, limitada, conferem certificado de participação e implicam inscrição prévia através dos contactos: 289 414 604 ou [email protected] .
Para mais informações, o site do Cineteatro de Loulé está à disponibilidade dos interessados, assim como o número acima referido.
RELACIONADO:
Iniciativa Revolution Hope Imagination começa hoje e estende-se a 11 cidades