Portugal, com as suas praias de renome internacional, clima agradável e temperaturas amenas ao longo de todo o ano, continua a ser uma escolha preferida entre os britânicos, mesmo após o verão. No entanto, para os que ainda se aventuram a mergulhar no mar nesta época, a especialista em viagens inglesa Jessica Bollinger deixou um alerta: um erro comum pode levar a uma multa de 750 euros em território português. Mas será que isto corresponde à realidade sequer?
“Muitos de nós têm o hábito de urinar no mar durante as férias, por ser mais prático do que sair da água e procurar uma casa de banho. Em Portugal, contudo, vale a pena fazer o esforço, pois urinar no mar é, na verdade, ilegal e pode resultar em sanções severas por violar a lei”, escreve o Metro.
Jessica Bollinger, especialista em viagens refere que “urinar no oceano em Portugal não é apenas uma daquelas regras tácitas. Embora, reconhecidamente, deva ser uma lei difícil de aplicar, ela foi criada por uma boa razão. A regra foi introduzida por motivos de higiene, pois a urina é tóxica para a vida aquática e pode ser prejudicial para a biodiversidade do oceano e para os recifes de coral.”
Segundo a especialista em viagens, os turistas não devem entrar em pânico, pois: “a maioria das praias públicas tem sanitários que podem ser utilizados gratuitamente ou por um custo reduzido.”
No entanto, esta informação peca por não ser verdadeira. O POSTAL entrou em contacto com a Associação Nacional de Municípios (ANM) para esclarecer se é permitido ou não urinar no mar. De acordo com os juristas da ANM, atualmente não existe nenhuma regulamentação específica sobre esta prática em Portugal.
Em Espanha, no entanto a situação é diferente, pois urinar no mar é proibido em algumas zonas. Segundo a Euronews, em artigo publicado em julho deste ano, “com um número recorde de turistas a chegar a Espanha este verão, a região da Costa del Sol está a tomar uma medida preventiva contra um efeito secundário menos falado do excesso de turismo: o chichi.”
A mesma fonte refere ainda que “inspirando-se na cidade de Vigo, no norte de Espanha, que introduziu multas até 750 euros por ‘evacuação fisiológica na praia ou no mar’ há dois anos, Marbella está a seguir o exemplo, mais do que duplicando a sua própria multa [anteriormente de 300 euros]”.
Em Portugal, ao contrário de Espanha, não existe regulamentação que proíba urinar no mar. Apesar disso, é recomendado que os turistas usem os sanitários disponíveis, promovendo a higiene e preservando o meio ambiente.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem