Os trabalhadores das empresas subcontratadas pela Rotas do Algarve Litoral, concessionária da Infraestruturas de Portugal, para a obra da variante norte a Faro (EN 125) regressaram hoje em número apreciável ao trabalho nas várias frentes de obra dos acessos a Faro.
Várias dezenas de trabalhadores, constatou o POSTAL, podem hoje ser vistos a trabalhar na ponte de ligação entre os acessos à variante norte e a rotunda das bombas de combustível do Jumbo e no futuro acesso da variante à Estrada de São Brás (EN 2).
Ao POSTAL um trabalhador da obra explicou que na ponte de ligação à rotunda das bombas de combustível do Jumbo se está a proceder ao “enchimento base do tabuleiro e respectiva compactação para de seguida se aplicarem as camadas de betuminoso finais”. Ali também se procedia à abertura em largura da linha de água a jusante da ponte com a remoção do canavial existente.
Já no nó de São Brás os trabalhos decorrem na rotunda inferior ao viaduto sobre a futura variante à EN 2, e nas rampas de acesso entre a rotunda e a variante propriamente dita.
O POSTAL noticiou em meados de Janeiro a falta de recursos humanos e maquinaria presentes nas obras dos acessos à variante norte, uma situação que se prolonga à demasiado tempo, com elevados custos ao nível da fluidez de tráfego, tendo em atenção a data de abertura ao trânsito do troço principal da variante, em meados de Agosto de 2015.
Parece assim ter dado resultados a iniciativa de solicitação de rapidez no avanço da obra que o autarca farense, Rogério Bacalhau, afirmou ao POSTAL ter realizado no início de Janeiro junto da Infraestruturas de Portugal.
Sem trabalhadores está de momento a ponte sobre a EN 125 de ligação entre Faro e a zona do Areal Gordo.
Uma obra onde, de acordo com Rogério Bacalhau, “existiam problemas de maior complexidade que atrasaram os trabalhos, mas que estão agora ultrapassados”.
(notícia alterada quanto à entidade patronal dos trabalhadores que não é a Infraestruturas de Portugal, mas sim as empresas subcontratadas pela Rotas do Algarve Litoral, concessionária da Infraestruturas de Portugal, para a obra da variante norte a Faro (EN 125))