“O mercado do alojamento será uma das fatias importantes da operação da loja IKEA no Algarve”, quem o afirma é Abdelhak Ayadi, o director da loja de Loulé que abre portas a 30 de Março como o POSTAL noticiou.
A afirmação foi feita em resposta ao POSTAL, à margem da apresentação do homem forte da IKEA no Algarve aos órgãos de comunicação social, hoje em Loulé.
O líder da loja algarvia da marca Sueca acrescenta que “estamos certos que aquilo a que chamamos o mercado Business to Business (entre empresas) terá um peso importante na facturação, não só ao nível dos hotéis e aldeamentos, mas também ao nível do alojamento local”, que necessita sempre de renovar mobiliário e outros bens que a IKEA comercializa.
Loja abre a tempo de conquistar as compras dos operadores da área do alojamento para 2017
Abdelhak Ayadi, reforça a ideia da importância deste mercado ao afirmar que “vamos abrir a loja a tempo dos operadores da área do alojamento fazerem as suas aquisições tendo em vista a época turística mais alta de 2017”.
IKEA aposta em todos os nichos de mercado, mas acredita que não secar o sector do mobiliário para as pequenas empresas
Para o director da futura loja IKEA no Algarve, a aposta da IKEA não se cinge a um nicho de mercado é antes ampla e multifacetada quanto a propostas e públicos-alvo.
“Nós não vendemos mobiliário, vendemos soluções para melhorar a qualidade de vida da casa das pessoas e dos espaços de habitação em geral”, afirma, ao mesmo tempo que reconhece – sem avançar números – que as previsões de resultados para o primeiro ano de operação “são bastante boas”.
Há mercado para todas as empresas, “o IKEA vende para muitos, mas não vende para todos”
Não obstante, o director da loja acredita que o IKEA não vai secar as pequenas lojas da área do mobiliário com a sua poderosa concorrência. “Acreditamos, e essa é a nossa experiência noutros locais, que depois da abertura do IKEA as lojas de pequena dimensão se adequarão ao mercado e conquistarão nichos próprios de clientela para si”, diz Abdelhak Ayadi, sublinhando que “o IKEA vende para muitos, mas não vende para todos”.
Espanha e Baixo Alentejo são mercados relevantes
O gigante da área do retalho de mobiliário aposta na loja de Loulé no mercado algarvio, mas também, como referiu Abdelhak Ayadi, “no mercado espanhol, que em muitos casos preferirá a loja de Loulé à de Sevilha”, a loja mais próxima da algarvia do lado de lá da fronteira.
“As portagens em Portugal não têm um custo significativo e a auto-estrada em Espanha é gratuita, pelo que acreditamos que há mercado a conquistar naquele país”, refere o responsável.
Quanto ao Baixo Alentejo o director da loja de Loulé passou ao lado da identificação desta região como área de origem de potenciais compradores, mas as previsões da IKEA para o projecto de Loulé – apresentadas desde o início do processo de investimento na loja do Algarve – apresentam também o vizinho Baixo Alentejo como mercado potencial da loja algarvia.