O Estoril Praia consolidou hoje o quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, depois de vencer em casa do Portimonense, por 2-0, em jogo da nona jornada.
André Franco (59 minutos) e Bruno Lourenço (72) marcaram os golos dos ‘canarinhos’, que interromperam uma série de três jogos sem triunfos.
O Estoril Praia passou a somar 18 pontos, mais quatro do que o Portimonense, que, na segunda-feira, pode perder o quinto lugar para o Sporting de Braga, que visita o Gil Vicente.
COMENTÁRIO: Estoril Praia regressa às vitórias ao vencer em Portimão
O Estoril Praia regressou hoje às vitórias, ao vencer o Portimonense, por 2-0, no jogo da nona jornada da I Liga de futebol, interrompendo uma série de três jogos sem triunfos e mantendo a invencibilidade fora de portas.
No Municipal de Portimão, os golos da formação ‘canarinha’ foram apontados por André Franco, aos 59 minutos, e Bruno Lourenço (72).
Com este desfecho, os ‘canarinhos’ consolidaram a quarta posição na classificação, com 18 pontos, enquanto os algarvios mantiveram provisoriamente o quinto lugar, com 14, menos um ponto que o Sporting de Braga, equipa que tem menos um jogo.
A formação orientada por Paulo Sérgio, que somou a terceira derrota em casa, até entrou melhor na partida e, aos quatro minutos, teve oportunidade para abrir o marcador, com Willyan, de cabeça e na sequência de um pontapé de canto, fez a bola passar por cima da barra da baliza de Dani Figueira.
Com o jogo repartido e equilibrado, só aos 22 minutos é que o perigo voltou a rondar uma das balizas e, uma vez mais, para os algarvios e de bola parada, com Fali Candé, de livre direto, a fazer a bola rasar o poste esquerdo da baliza ‘canarinha’.
A segunda parte, começou praticamente com o golo do Estoril Praia, aos 59 minutos, depois de Rossier aproveitar um erro da defesa algarvia, isolando André Franco que não teve dificuldade em bater o guarda-redes Samuel Portugal.
Na resposta e cinco minutos depois, o guarda-redes Dani Figueira evitou o golo da igualdade, ao travar o remate de Aylton Boa Morte, depois de jogada individual do avançado algarvio.
Aos 72 minutos, o Estoril Praia ampliou o marcador, num lance semelhante ao do primeiro golo, ao aproveitar uma perda de bola de Nakajima, com Bruno Lourenço, sem oposição, a bater Samuel Portugal e a fixar o resultado.
Até ao final, o Portimonense teve oportunidades para reduzir a desvantagem, mas Moufi (86) acertou na barra e Dani Figueira, um minuto depois, evitar o golo a Carlinhos.
Declarações
Declarações após o jogo Portimonense – Estoril Praia, da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Municipal de Portimão e que terminou com a vitória dos ‘canarinhos’ por 2-0:
– Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “A explicação que encontro para o resultado é que o futebol tem destas coisas.
Penso que fizemos um belíssimo jogo, de grande capacidade e de qualidade, mas dois erros nossos, lamentáveis, deram nos golos do Estoril.
Reconheço que o Estoril tem qualidade, mas os golos surgiram de erros nossos, pois não podemos perder a bola naquela zona do terreno. Reconheço que o erro no segundo golo possa ter surgido depois de eu arriscar. Mas ainda assim, reforço, não se pode perder a bola naquela zona do terreno.
Mesmo a perder, pressionámos, trabalhámos muito e estou orgulhoso pelo trabalho desenvolvido pela equipa.
A sorte acompanhou o Estoril, mas nós saímos de cabeça levantada. Agora temos de olhar para a frente.
A equipa reagiu muito bem e lutou até ao último suspiro por outro resultado, mas não fomos felizes.
Merecíamos muito mais do que aquilo que levamos do jogo.”
– Bruno Pinheiro (treinador do Estoril Praia): “O segredo da nossa classificação é o nosso trabalho feito com humildade e com qualidade. Gostaríamos de ter tido mais posse de bola, mas na primeira parte sentimos alguma dificuldade a interpretar a saída da bola.
Estávamos mal posicionados o que fazia não podermos sair com qualidade que desejávamos.
O Portimonense tem um plantel muito bom, com características muito próprias, extremamente forte a ganhar duelos.
Ao intervalo identificámos as dificuldades e partimos para uma segunda parte com um aumento substancial de qualidade.
A partir do primeiro golo foi sofrer, soubemos aproveitar o benefício do Portimonense se destapar atrás para fazer o segundo golo.”
Ficha técnica
O Estoril Praia venceu hoje o Portimonense por 2-0, em jogo da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Portimão.
Jogo no Municipal de Portimão.
Portimonense – Estoril Praia: 0-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, André Franco, 59 minutos.
0-2, Bruno Lourenço, 72.
Equipas:
– Portimonense: Samuel, Moufi, Willyan, Pedrão (Aponza, 76), Fali Candé, Lucas Fernandes, Pedro Sá (Anderson, 67), Carlinhos, Aylton Boa Morte (Imbula, 81), Angulo (Nakajima, 67) e Renato Júnior.
(Suplentes: Kosuke, Lucas Possignolo, Jocú, Nakajima, Anderson, Luquinha, Relvas, Imbula e Aponza).
Treinador: Paulo Sérgio.
– Estoril Praia: Dani Figueira, Carles Soria (Patrick William, 82), Lucas Áfrico, Ferraresi, Joãozinho, Bruno Lourenço (Meshino, 90+2), Rossier (Rodrigo Valente, 88), André Franco, Gamboa, Arthur (Francisco Geraldes, 82) e Rui Fonte (André Clóvis, 82)
(Suplentes: Thiago Silva, Francisco Geraldes, Rodrigo Valente, André Clóvis, Coly, Ruiz, David, Meshino e Patrick William).
Treinador: Bruno Pinheiro.
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Renato Júnior (62), Carles Soria (68), Gamboa (84) e Bruno Lourenço (85).
Assistência: 1.340 espetadores.