A maior associação de hoteleiros do Algarve mostrou-se hoje satisfeita com o anúncio da realização de um prova do Mundial de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, em abril.
À Lusa, o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) evidenciou que é “naturalmente uma boa notícia” que segue o pensamento que defende, de que “estes eventos devem ter continuidade, prosseguindo anualmente”.
“Só assim poderão contribuir para a promoção e divulgação da região no exterior, tendo em conta a elevada cobertura mediática que estes eventos têm”, afirmou Elidérico Viegas.
O responsável lamenta, no entanto, que “a mesma coisa não aconteça com a Fórmula 1”, que entre 23 e 25 outubro do ano passado realizou a primeira prova no circuito algarvio, com cerca de 27.500 espetadores, e que não se repete este ano.
É, aliás, a questão da assistência que leva o representante dos hoteleiros algarvios a considerar que o impacto seja “meramente mediático”, já que as “condições da pandemia” mantêm os fãs longe dos recintos desportivos
Ainda assim, considerou, o GP de Portugal, a disputar em 18 de abril, assume alguma relevância para as “unidades hoteleiras e empreendimentos perto do autódromo”.
“O que se espera é que tenha continuidade nos anos vindouros depois da pandemia e aí já com público, a funcionar normalmente”, conclui.
A organização do campeonato (Dorna) e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciaram hoje que Portugal vai acolher pelo segundo ano consecutivo uma prova do Mundial de MotoGP, em 18 de abril, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
O adiamento das corridas marcadas para Argentina (11 de abril) e Estados Unidos (18 de abril), devido ao aumento de casos provocados pela pandemia do novo coronavírus, promoveu o Autódromo Internacional do Algarve de suplente a circuito efetivo do campeonato.
Portugal vai acolher a terceira etapa do Mundial de MotoGP, que arranca em 28 de março, em Losail, no Qatar, o mesmo circuito que vai receber a segunda etapa, o GP de Doha, em 04 de abril.
Em 2020, Portimão recebeu pela primeira vez uma corrida de MotoGP, em 22 de novembro, quando Miguel Oliveira (KTM) arrebatou o segundo triunfo na classe rainha do motociclismo de velocidade, depois do triunfo em Estíria, na Áustria, em 23 de agosto.
Esta vai ser a 15.ª edição do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, depois de 12 edições, entre 2002 e 2012, terem sido disputadas no autódromo do Estoril e a de 1987 no circuito de Jarama, em Espanha.
RELACIONADO:
► Miguel Oliveira expressa satisfação pelo regresso do GP de Portugal de MotoGP
► Portimão volta a receber MotoGP em 18 de abril
► Autódromo Internacional do Algarve acolhe abertura do Mundial de Resistência