Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora hoje, 16 de Outubro, os serviços de dietética e nutrição e o sector educativo do Centro Hospitalar do Algarve, que agregam os Hospitais de Faro, Portimão e Lagos e os Serviços de Urgência Básica da região, realizaram algumas iniciativas direccionadas para profissionais e utentes.
Em Portimão, refere a instituição de saúde, está patente no hall de entrada do hospital local uma exposição com sugestões para uma alimentação saudável e económica, realizada pelo serviço de dietética e nutrição, onde se pode ver um menu com todas as refeições diárias e exemplos de alimentação equilibrada e desequilibrada para cada uma delas, com os respectivos valores calóricos e monetários.
“A conclusão que se retira no final é que é possível fazer uma alimentação equilibrada por metade do valor energético e económico de uma alimentação desequilibrada”, refere a nota informativa do serviço de saúde algarvio.
A exposição será ainda transmitida, durante as próximas semanas, no canal de vídeo institucional, disponível nas salas de espera da Consulta Externa, Exames Especiais e Urgência Pediátrica.
Já o sector educativo de pediatria de Portimão assinalou o dia com um conjunto de actividades didácticas com as crianças internadas, nomeadamente a leitura de poemas e a composição de um poster alusivo à temática da alimentação. No final, os pequenos utentes foram convidados a colaborar na preparação de uma salada de frutas para comerem à sobremesa.
No Hospital de Faro, o serviço de dietética e nutrição realizou um workshop temático dirigido a profissionais e utentes, com sugestões de elaboração de marmitas nutricionalmente adequadas.
A escolha do recipiente, o tipo de alimento a preparar, o armazenamento, conservação e prazos para consumo das refeições são alguns dos aspectos que foram abordados nesta iniciativa com o objectivo de sensibilizar para a importância da alimentação, fomentando hábitos saudáveis e facilmente adaptáveis aos mais diversos estilos e ritmos de vida.