O Festival dos Descobrimentos decorre em Lagos a partir desta quinta-feira e até 9 de Maio, mas há iniciativas que se prolongam até mais tarde. É o caso da exposição “Homens do Infante” e do Ciclo de Palestras subordinadas ao tema desta oitava edição do Festival – “600 Anos da Conquista de Ceuta: 1415-2015”.
A exposição de armamento dos sécs. XIV e XV “Homens do Infante” vai estar patente no Forte Ponta da Bandeira até 30 de Junho. A produção está a cargo do Grupo Ofício Bélico e Câmara de Lagos.
O Ofício Bélico é um grupo de recriação histórica com particular interesse na engenharia de cerco, esgrima histórica e combate de época, que se tem dedicado à construção de réplicas fiéis de armas de cerco e demais armamento característico de diferentes épocas e contextos históricos. Na exposição “Homens do Infante” estarão patentes figurinos temáticos característicos dos cavaleiros medievais e soldados (cristãos e muçulmanos).
Durante os dias da Feira dos Descobrimentos (30 de Abril a 3 de Maio) o grupo demonstrará o uso de todo o vasto arsenal ao seu dispor e a visita à exposição será gratuita, neste período. Na exposição estarão expostos os seguintes figurinos: guerreiro árabe, o arqueiro, besteiro do conto, o arcabuzeiro, o albardeiro e o cavaleiro.
Subordinado ao tema deste Festival – “600 Anos da Conquista de Ceuta: 1415-2015” – estará também a decorrer um Ciclo de Palestras que se estende até ao dia 13 de Novembro. No dia 9 o tema específico será “Ceuta pré-portuguesa” e o orador convidado será o professor Fernando Villada.
As palestras, que decorrem também nos dias 6 Junho, 19 de Setembro, 27 de Outubro e 13 de Novembro, são de entrada livre e têm lugar todas às 15 horas, no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes).
A programação do festival pode ser consultada em www.cm-lagos.pt.