Um homem de 61 anos sentiu-se mal esta segunda-feira enquanto caminhava, tendo caído no areal da praia da ilha da Culatra, no concelho de Faro. Foi auxiliado pelos elementos do Projeto ‘Praia Segura’, pertencente à Autoridade Marítima Nacional (AMN).
“O alerta foi recebido cerca das 10:00, através de um amigo da vítima, que solicitou ajuda a um nadador-salvador que, com auxílio dos elementos do Projeto “Praia Segura'”e de uma enfermeira do Posto da Cruz Vermelha da ilha da Culatra, prestou os primeiros-socorros à vítima”, segundo a AMN.
A vítima foi estabilizada no local, tendo sido posteriormente transportada para o Hospital de Faro por um helicóptero do INEM.
Mulher desmaia a bordo de embarcação marítimo-turística em frente à praia Senhora da Rocha
No mesmo dia, os elementos da Estação Salva-vidas de Ferragudo resgataram uma mulher com cerca de 65 anos, de nacionalidade portuguesa, que desmaiou a bordo de uma embarcação marítimo-turística que se encontrava a navegar em frente à praia da Senhora da Rocha, no concelho de Lagoa.
No local, os elementos da Estação Salva-vidas de Ferragudo assistiram a vítima, tendo depois efetuado o transporte para a praia Senhora da Rocha, onde aguardava uma ambulância do INEM que encaminhou a vítima para uma unidade hospitalar.
O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência.
Idosa morre na Praia dos Pescadores em Armação de Pêra
Também esta segunda-feira, uma mulher de 80 anos, de nacionalidade portuguesa, morreu na praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, presumivelmente devido a doença súbita, depois de ter perdido os sentidos quando tomava banho.
O alerta foi recebido no piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão cerca das 12:55, a informar que uma mulher necessitava de assistência por ter perdido os sentidos na praia dos Pescadores, em Armação de Pêra.
A Autoridade Marítima BNacional explica que foi de imediato “ativada para o local uma viatura da Polícia Marítima de Portimão, uma viatura Amarok do ‘Projeto SeaWatch’, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Silves e uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) do INEM”.
A vítima foi assistida na praia pelos nadadores-salvadores e por populares até à chegada do INEM, que deu continuidade às manobras de reanimação, não tendo sido possível reverter a situação.
O óbito foi declarado no local pelo médico do INEM, tendo a vítima sido depois transportada para Instituto de Medicina Legal de Portimão pelos Bombeiros Voluntários de Silves.
O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência.