Haruki Murakami é o autor do mês na Biblioteca Municipal José Mariano Gago. Até final de Outubro, a obra do escritor japonês estará em destaque naquele espaço de cultura olhanense.
A biblioteca dá, assim, seguimento à iniciativa que todos os meses dá ênfase à vida e obra de um escritor de renome. Os livros do autor são sucessos de venda, tendo a sua obra sido traduzida para mais de 50 idiomas.
Haruki Murakami nasceu em Quioto pouco após a Segunda Guerra Mundial, filho de um padre budista. Apesar de ter nascido em Quioto, passou a maior parte de sua juventude em Shukugawa, Ashiya e Kobe.
Frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat, à frente do qual se manteve entre 1974 e 1982. Em 1986, partiu para a Europa e depois para os EUA, onde acabaria por se fixar.
Escreveu o seu primeiro romance – Hear the Wind Swing – em 1979, livro ainda não traduzido para português, mas seria em 1987, com Norwegian Wood, que o seu nome se tornaria famoso no Japão.
É autor de obras como Sputnik Meu Amor, Kafka à Beira Mar, Em Busca do Carneiro Selvagem e Dança, Dança, Dança, entre outros, todos eles best sellers. Nos últimos anos, tem sido apontado como um dos prováveis vencedores do Nobel da Literatura. A Peregrinação do Rapaz sem Cor é o seu último romance.
A bibliografia do autor existente na biblioteca encontra-se para consulta através do catálogo online, em http://www.cm-olhao.pt/pt/catalogo-online.