Bordalo II, renomado artista plástico português estendeu, esta quinta-feira, uma passadeira de 30 metros estampada com notas de 500 euros na escadaria do altar onde estará o Papa Francisco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
“Habemos Pasta”, nome dado à obra e que conta com mais de 30 metros, pretende ser uma crítica aos milhões de euros gastos na organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, evento religioso que decorre na próxima semana.
O artista que é neto do pintor Real Bordalo publicou na rede social Instagram, a ação que levou a cabo, esta quinta-feira, a “Walk of Shame” (em português, Passadeira da Vergonha).
“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana. Habemus Pasta”, lê-se na legenda da publicação de intervenção na conta do artista português.
Segundo o Correio da Manhã, Bordalo II e as restantes pessoas que o auxiliaram neste feito disfarçaram-se de trabalhadores para dessa forma conseguissem contornar a segurança do recinto. A entrada no espaço, assim como o estender da passadeira, devidamente filmado, não terá sido detetado por ninguém da organização da JMJ.
De recordar que a JMJ decorre de 1 a 6 de agosto em Lisboa. Para o evento, que conta a presença do Papa Francisco, são esperadas mais de um milhão de pessoas de todo o mundo na capital portuguesa.