As praias do concelho de Lagoa começam a encher-se de toalhas e banhistas ainda antes de o verão começar. No entanto, há uma pequena praia selvagem que poucos conhecem e cujo areal, apesar de pequeno, raramente fica lotado. Quem costuma frequentar a praia são os residentes na zona, assim como alguns hóspedes do resort que se situa nas proximidades.
A 20 minutos de carro do Carvoeiro e de Armação de Pêra está a praia secreta do Algarve que alguns turistas vão conhecendo aos poucos através dos passeios de barco que se fazem na zona. Trata-se da Praia das Fontainhas. O sol e o calor pedem um chinelo no dedo, mas para chegar a esta praia selvagem aconselha-se a que leve sapatos, uma vez que terá de percorrer um pequeno trilho.
Embora o percurso seja curto e seguro, o facto de ser íngreme e escorregadio leva a que se aconselhe o uso de calçado adequado. No que diz respeito ao areal, este esconde-se entre duas falésias e, segundo o Algarve Portugal Tourism, a melhor altura para o visitar é durante a manhã, já que na parte da tarde a sombra toma o lugar do sol.
De salientar que a praia não é vigiada por nadadores salvadores, pelo que é necessário tomar precauções redobradas, embora o mar seja calmo naquela área. Nos períodos de maré cheia, o areal da Praia das Fontainhas tende a ficar ainda mais pequeno, sendo que fora dos meses de verão pode chegar mesmo a desaparecer.
Leia também: Fez eco em Espanha: “Nesta ilha escondida do Algarve respira-se um ar de exclusividade”