Vivemos numa era em que as burlas à distância se tornam cada vez mais comuns. Nos últimos anos, as fraudes por SMS, e-mail e redes sociais têm proliferado, revelando-se uma constante preocupação para muitos utilizadores. Estas burlas são frequentemente disfarçadas sob a forma de mensagens que parecem legítimas, mas que têm como objetivo enganar os destinatários para obter informações pessoais, financeiras ou para induzir pagamentos indevidos. Nesse sentido, há uma nova burla que ameaça apreender a carta de condução se não for paga uma multa.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu esta quinta-feira um alerta sobre a circulação de uma mensagem fraudulenta que está a ser enviada em nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a informar de forma falsa sobre a necessidade de pagar uma multa sob pena de ter a sua carta de condução apreendida.
De acordo com uma nota divulgada nas redes sociais pela GNR, a mensagem fraudulentamente apresentada como “ANSR-COIMAS” comunica ao destinatário que a sua carta de condução está prestes a ser apreendida devido à perda de pontos. Para evitar essa apreensão, a mensagem fornece uma entidade, uma referência e um valor a ser pago. Este tipo de mensagem é claramente uma tentativa de burla, com o objetivo de enganar as pessoas para obter dinheiro de forma ilícita.
A GNR esclarece que a mensagem em questão é completamente falsa e tem uma intenção fraudulenta. A autoridade aconselha fortemente que, se receber esta mensagem, não deve efetuar qualquer pagamento. Em vez disso, recomenda-se que as vítimas de burla ou aqueles que conheçam alguém que possa ter sido enganado por esta mensagem a denunciem imediatamente.
Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade de qualquer comunicação recebida, é importante entrar em contacto com a GNR para obter esclarecimentos e evitar possíveis fraudes.
A mensagem fraudulenta é um exemplo da crescente sofisticação dos esquemas de burla que visam enganar os cidadãos. A GNR reitera a importância de estar atento a sinais de alerta e de verificar a veracidade das informações antes de tomar qualquer ação financeira. Proteger-se contra fraudes requer vigilância e um esforço contínuo para distinguir entre comunicações legítimas e tentativas de engano.
Leia também: Fique a conhecer o novo prazo de validade da carta de condução