Em Portugal existem centenas de praias para todos os gostos e, ao longo dos últimos anos, aqueles que praticam naturismo têm vindo a encontrar também o seu espaço. No total existem nove praias oficiais destinadas à prática de nudismo. Embora haja quem diga que a Praia do Meco, em Sesimbra, foi a primeira a ser legalizada para a prática do naturismo, a verdade é que a pioneira foi a Praia da Bela Vista, no concelho de Almada.
Corria o ano de 1995, quando a Praia da Bela Vista se tornou oficialmente naturista. No entanto, não foi apenas a partir desse ano que a prática se iniciou em Portugal, já que o primeiro registo histórico da prática de naturismo data da década de 1920, há mais de um século, segundo avança a revista NiT. Na época, alguns dos areais da Costa da Caparica já se enchiam de banhistas sem roupa, contudo, o regime ditatorial proibia a nudez.
Após o 25 de abril de 1974 foi criada a Federação Portuguesa de Naturismo e os movimentos ligados à prática da nudez coletiva voltaram a ganhar destaque. Atualmente existem 55 praias portuguesas onde o naturismo é tolerado, o que significa que nesses areais a prática é habitual, embora não exista nenhuma lei que diga que é permitido fazer praia sem roupa.
De qualquer forma, há nove praias espalhadas pelo país onde é legalmente permitido praticar o naturismo e três delas ficam no Algarve. Uma delas é a Praia das Adegas, em Odeceixe. Também no areal da Praia do Homem Nu, em Tavira, é oficialmente permitido ir a banhos sem roupa. O acesso a esta praia é feito a partir da Praia do Barril. Por fim, ainda no sotavento algarvio pode praticar nudismo na Praia da Barreta, na ilha Deserta.
Leia também: Conheça esta praia fluvial que é considerada “tesouro bem guardado”