O reforço significativo do controlo de velocidade, com a implementação de uma série de novos radares em algumas das vias de maior tráfego, resultou num aumento significativo do número de infrações. No entanto, é importante salientar que as multas por excesso de velocidade não foram as que mais aumentaram em 2023. Saiba agora quais foram as infrações que mais aumentaram este ano.
Conforme indicado no relatório mais recente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e citado pelo Motor 24, nos primeiros sete meses de 2023, foram fiscalizados pelas autoridades 81,5 milhões de veículos, registando-se mais de 694 mil infrações, o que representa um crescimento de 12,2% em comparação com o ano anterior.
Embora a maioria das multas em radares esteja relacionada com o excesso de velocidade, responsável por mais de 465 mil infrações entre janeiro e março deste ano (um aumento de 21,6% em relação ao mesmo período de 2022), o tipo de infração que apresenta a maior taxa de crescimento está associado à inexistência ou ao uso inadequado dos sistemas de retenção para crianças, registando um aumento de 40%, totalizando 1582 infrações. As multas por circular sem seguro (+19%) e sem inspeção (+16,2%) também aumentaram significativamente em 2023.
Segundo o mesmo relatório da ANSR, já em relação à natureza do acidente mais frequente, destaca-se a colisão, responsável por 53,4% dos acidentes, com 38,2% das vítimas mortais e 46,5% dos feridos graves. Os despistes, que representaram 33,7% do total de acidentes, corresponderam à principal natureza de acidente na origem das vítimas mortais (49,3%). Os atropelamentos corresponderam a 12,9% dos acidentes, 12,5% das vítimas mortais e 13,5% dos feridos graves. Face ao período homólogo de 2019, assistiu-se a diminuições em todas as variáveis em análise, nomeadamente -7,9% nas vítimas mortais e -22,2% nos feridos graves.
Leia também: É permitido conduzir um carro emprestado?