Depois de uma primeira fase onde foram recolhidas cerca de dois mil e quinhentos exemplares em segunda mão, com vista ao reforço do espólio da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Mercado da Av.ª S. João de Deus receberá entre 20 e 25 de Abril a 3.ª edição da feira de livros usados “Há Livros no Mercado”, integrado nas festividades do 41º aniversário do 25 de Abril em Portimão.
Durante esta feira de livros usados, as obras serão expostas e comercializadas na zona dos produtores, podendo os interessados renovar as suas estantes de uma forma muito económica, com aquisições a partir de 20 cêntimos por exemplar, revertendo a verba angariada para a compra de novos documentos destinados à Biblioteca Municipal.
Estarão disponíveis edições nacionais e estrangeiras, nas áreas infanto-juvenil, história, geografia, saúde, alimentação e bem-estar, religião e filosofia, artes e desporto, entre outros temas, assim como enciclopédias e dicionários, decorrendo a venda de terça a sexta-feira, das 9 às 14 horas e entre as 17 e as 20 horas, enquanto no sábado funcionará das 9 às 14 horas.
Preparado programa de animação infantil
Para o período em que decorre o certame foi preparado um programa de animação, de onde se destaca, entre 21 e 24 de Abril, às 9.30 e 10.30, a iniciativa “Hora do Conto – Histórias com sabor”, com a presença de duas animadoras da Biblioteca Municipal de Portimão, que apresentarão as obras seleccionadas “Eu nunca na vida comerei tomate”, de Lauren Child (dia 21), “A sopa verde”, de Chico (dia 22), “O incrível rapaz que comia livros”, de Oliver Jeffers (dia 23), e “A menina que não gostava de fruta” de Cidália Fernandes (dia 24).
A acção dirige-se especificamente às escolas do pré-escolar e EB1 do município de Portimão, devendo as inscrições serem previamente efectuadas na biblioteca municipal.
Nos dias 23 e 25 de Abril está agendada a iniciativa especial “Os nossos livros, o nosso Futuro”, na qual os visitantes do Mercado poderão comprar um livro ao preço que entenderem.
A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes a quem desejasse dar aos seus livros usados uma nova vida, depositando-os no “Livrão” disponível em vários locais públicos, para desse modo valorizar o acervo da Biblioteca Municipal, tendo contado para o efeito com os apoios da Câmara de Portimão e da Bertrand Livreiros.