A Câmara de Alcoutim vai atribuir uma comparticipação de 17 mil euros ao Grupo Desportivo de Alcoutim.
A verba destina-se a auxiliar a execução do plano de actividades do ano de 2016 desenvolvida pelo Grupo Desportivo de Alcoutim, nomeadamente a participação em provas de canoagem.
“A deliberação surge na sequência da política municipal de apoio a associações do concelho, no que concerne à realização de iniciativas de elevado interesse social e comunitário”, afirma a câmara alcouteneja em nota de imprensa.
A autarquia diz reconhecer, simultaneamente, “o mérito dos atletas que têm colocado o nome do concelho de Alcoutim no pódio da canoagem a nível nacional, que a modalidade tem colaborado na ocupação dos tempos livres das camadas mais jovens, contribuindo assim para a vida saudável e activa”.
De salientar que o GDA (Grupo Desportivo de Alcoutim), foi fundado por jovens alcoutenejos no dia 4 de Julho de 1948. A fundação do GDA tinha como único objectivo a prática desportiva, mais concretamente futebol.
Além do futebol, o GDA desenvolveu o atletismo, natação e andebol de sete. Outra actividade conhecida no GDA é o excursionismo, designado por turístico.
Através de um protocolo celebrado com a Câmara de Alcoutim, foram adquiridas canoas para prática da modalidade, tendo o GDA começado por filiar-se na Associação de Canoagem do Alentejo, passando em 1997/98 para a Associação de Canoagem do Algarve, modalidade que mantém até hoje com excelentes resultados.